1-Por que Sócrates é considerado o “patrono da filosofia”?R- por que jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, preconceitos e crenças (consideradas inquestionáveis)
2-O que Platão quisrepresentar no ”mito da caverna”?
R- Está dentro da caverna seria está longe da verdade, na escuridão
está fora dela se chega à verdade, e não vive no mundo das aparências, Platão explica até onde o serpode libertar-se de sua ignorância para alcançar a sabedoria, tentando explicar os ciclos que o homem passa para chegar na idéia e através desta possa alcançar a verdade
3-Explique o que vem a serum mito.
R- O mito apesar de ser um conceito não definido de modo preciso e unânime, constitui uma realidade antropológica fundamental, pois ele não só representa uma explicação sobre as origens dohomem e do mundo em que vive, como traduz por símbolos ricos de significado o modo como um povo ou civilização entende e interpreta a existência. Mito é uma narrativa tradicional de conteúdo religioso,que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural
4-Estabeleça os pontos comuns e as diferenças entre mito e filosofia .
R- Os pontos comuns entre o mito e afilosofia é que ambos buscam raciocinar o mundo, seja no aspecto de causa (por que o mundo existe, por que existimos), no aspecto existencial ou no aspecto moral.
A diferença é que a explicação mítica écontrária à explicação filosófica, Filosofia procura através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica,enquanto que o mito não explica racionalmente arealidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.
5-Explique o que vem a ser razão.
R- Faculdade intelectualprópria do homem, por meio da qual ele pode compreender conhecer, julgar.
6-De acordo com o que foi estudado, em que momento passamos da atitude costumeira para atitude filosófica?
R- Quando o que... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Mito da caverna. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mito-Da-Caverna/250096.html

MLA

"Mito da caverna" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mito-Da-Caverna/250096.html>.

MLA 7

"Mito da caverna." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mito-Da-Caverna/250096.html>.

CHICAGO

"Mito da caverna." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mito-Da-Caverna/250096.html.