Mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mito da caverna de Platão é construído através de metáforas. Essas metáforas podem ser relacionadas com figuras da nossa sociedade atual em que os prisioneiros citados no mito representam aspessoas que vivem presas no senso comum e as correntes que as prendem é aquilo que acreditam ser concreto e verdade, o que as impede de conhecer a verdadeira realidade. A caverna onde estão os prisioneirosé o mundo em que vivemos e que somos aprisionados, que nos aliena e nos impede de conhecer e questionar sobre as coisas, o que é real para nós. As sombras representam as coisas materiais e sensoriais,as idéias impostas como únicas, que percebemos através do que conhecemos, podendo não ser fato a verdade absoluta. O prisioneiro que se liberta é filosofo, que se ofusca com a luz do sol querepresenta a realidade. O mundo exterior é visto como o mundo das idéias verdadeiras, da verdadeira realidade.
O filósofo ao voltar para caverna para mostrar aos que ficaram lá que aquilo que eles viam eviviam não era o real acabou sendo taxado como louco e morto depois. O que representa de certa forma a dificuldade que temos em enxergar a verdade, porque acredita que o mundo sensível é o mundo real, oúnico verdadeiro. Os elementos ditos como o real estão presentes há muito tempo na nossa realidade, dificultando a percepção das influencias que sofremos de uma forma ou de outra da ideologia/realidadeem que estamos inseridos.

O mito da caverna nos faz refletir sobre a vida. Platão queria que nos conscientizar de que não devemos dar valor apenas as coisas terrenas (coisas materiais), e sim queprocurássemos nos libertar do que nos foi imposto.
Presos em uma ideologia, nos fechamos para as outras formas de ser/pensar nos privando do conhecimento. Um meio de alienação bastante usado nosdias de hoje é a televisão, que nos influencia a seguir tendências, no modo de pensar, de que acreditar, no que devemos achar que é certo ou errado nos tornando escravos da mídia. Buscar outras...
tracking img