Missoes e visoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Missão, Visão e Valores: Os Princípios Essenciais
| Por Rogério Ramos |
A procura por melhores resultados é algo imprescindível para que as organizações se mantenham competitivas em um cenário cadenciado tanto por regras advindas dos processos de internacionalização quanto pelo crescente nível de exigência pertencente a um novo perfil de consumidores. Desse modo, as organizações começam aatuar de forma bem mais ideológica e ainda, uma vez que os produtos e serviços mostram-se cada vez mais iguais e apresentam-se de maneira cada vez mais semelhante, as organizações atualmente andam apostando em um conjunto próprio de características – Missão, Visão e Valores – que as identifiquem e diferencie dos demais players.
MISSÃO
“Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra:se você está vivo, não terminou”. Richard Bach
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.
De acordo com o consultor Sergio Luiz de Jesus, a missão de uma empresa está tão ligada ao lucroquanto ao seu objetivo social. Ainda segundo o consultor, toda missão dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

VISÃO
“Através dos séculos existiram homens que deram o primeiro passo ao longo de novos caminhos, sem outros recursos além de sua própria visão”. Ayn Rand
A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionamsua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como “a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso”.

VALORES
“Dou valor as coisas, não por aquilo que valem, mas por aquilo que significam”. Gabriel Garcia Marques
Os valores incidem nas convicções que fundamentamas escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades detodos aqueles a sua volta.
 Para começar, vale a pena relembrar a definição de cada um destes elementos de gestão:
Missão – é o motivo pelo qual a empresa existe; o que ela se propõe a realizar. Também encontramos este conceito com os nomes “Razão de Ser” e “Definição do Negócio”.
Visão – é o cenário ideal visualizado pela empresa. É a situação que a empresa busca, e para onde ela dirige suacriatividade e recursos.
Valores – são os princípios que regem as ações e decisões da empresa, segundo os quais ela age. Também encontramos os valores com o nome “Políticas Gerais”, entendendo política como “preceito de ação”.
Em relação aos valores, é preciso distinguir bem entre valores e crenças. Uma crença é algo em que eu acredito como sendo certo, justo ou bom. Um valor, por sua vez, é umacrença segundo a qual eu ajo. Portanto, uma crença está sempre associada ao pensar, enquanto um valor sempre ao agir.
Isto, a propósito, nos leva à constatação que muitos quadros com valores que vemos nas empresas são, na realidade, suas crenças. Por exemplo, que tal uma empresa comercial declarar como valor “o cliente vem em primeiro lugar” e, ao mesmo tempo, reservar as melhores vagas noestacionamento para os diretores?
Então, já sabemos a definição de missão, visão, valores. Agora vem a pergunta: minha empresa precisa disso? A resposta varia muito de caso a caso.
Podemos ter uma certeza: toda empresa possui uma missão, uma visão e um conjunto de valores. Apenas, algumas têm isto explicitado formalmente enquanto outras têm estes elementos na cabeça de seu(s) dirigente(s)....
tracking img