Missa do galo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Rádio

Heinrich Hertz provou a existência das ondas sonoras em 1887. Anos depois, Guglielmo Marconi construiu a antena receptora (1894) que captou sinais de alfabeto Morse. Três anos depois, Marconi ganhou a patente inglesa para o telégrafo sem fio. E a primeira mensagem que cruzou o Oceano Atlântico pelas ondas do rádio aconteceu em 1901.
          Começava a era da radiodifusão.Tanto o rádio como a telegrafia sem fio não poderiam ser proprietárias do bem comum e infinito das freqüências. Para decidir com quem ficaria cada freqüência (espaço no "dial"), foi criada, no início do século, a Associação Internacional de Rádio e Telegrafia.
          A partir daí, até os dias de hoje, assistimos às mais diversas formas da manifestação de poderes para definir os critérios edireitos de exploração das ondas de rádio. As ondas sempre serão bens de todos porque são recursos proporcionados pela própria Natureza. O rádio (sistema de emissão e de recepção), como conhecemos hoje, só foi descoberto em 1920 por um engenheiro da companhia norte-americana Westinghouse. Neste mesmo ano, a primeira emissora entrou no ar promovendo a campanha presidencial nos Estados Unidos.
         O primeiro comercial do rádio norte-americano foi ao ar em 1922. E, cinco anos mais tarde acontecia a primeira transmissão nacional de um jogo de futebol americano.
          A época de ouro do rádio nos Estados Unidos começou na década de 30 quando já existiam mais de 14 milhões de aparelhos receptores. Em 1932, o sistema de Freqüência Modulada - FM foi patenteado por Edwin Armstrong. E, coma invenção do transistor (1947), os aparelhos a válvula foram pouco a pouco substituídos por receptores de rádio mais leves, e até portáteis.
          O Rádio no Brasil
          A primeira emissão radiofônica realizada no Brasil aconteceu no dia 6 de abril de 1919 através da Rádio Clube de Pernambuco, fundada no Recife por Oscar Moreira Pinto.
          Três anos mais tarde, um serviço de"rádio-telefone com alto-falantes" transmitia o discurso do então presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil.
          No dia 20 de abril de 1923 começou a funcionar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a atual Rádio MEC. Criada por Roquette Pinto e Henrique Moritze, tinha como objetivo "lutar pela cultura dos que vivem em nossaterra".
          As rádios existentes no Brasil (quase todas) até 1930 eram clubes, associações ou sociedades sustentadas pelos ouvintes que pagavam uma mensalidade para cada "clube" produzir e emitir, no ar, suas programações.
          Nenhuma emissora ficava mais do que quatro horas seguidas no ar. Era como se evitava o superaquecimento dos transmissores. Na época, existiam poucos aparelhosreceptores. Os equipamentos custavam caro e eram importados da Europa e dos Estados Unidos. Esta é uma das razões de que o rádio, em seu começo, não era considerado um meio de comunicação popular.  Além disso, a programação refletia o gosto da elite da época, colocando no ar óperas e conferências -  algumas em língua estrangeira. Estas foram as principais atrações durante toda a década de 20 emnossas rádios.
          Anos dourados
          Em 1936, Roquette Pinto, pressionado pela concorrência das rádios comerciais, doou a Rádio Sociedade ao Ministério da Educação e Cultura, com a condição de que fosse mantido o compromisso da emissora com a educação.
          Já na década de 20, os veículos de comunicação tinham a preocupação com a prática da língua portuguesa.
A Rádio ClubeCarioca, a exemplo do Jornal do Brasil, em novembro, iniciou uma série diária de lições no rádio, para corrigir os erros comuns da língua falada.
          O cartunista Antônio Nássara, pela sua irreverência, provocou a transformação nas rádios brasileiras. Em 1932, ele improvisou um fado para anunciar uma padaria do Rio de Janeiro: "seu padeiro não se esqueça, tenha sempre na lembrança, o melhor pão...
tracking img