Eros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Na mitologia grega, a figura do Eros, é utilizada para descrever o amor como um Deus em si, muito retratado como uma criança alada capaz que perturbar com sua flecha, atingindo corações fazendo-osapaixonar, outrora retratado brincando em um jardim com demais crianças, porém, o fato é que foge a essa aparência de inocente, e muitas vezes é um Deus de grande poder, severamente algoz.
Para Platão,o Eros, pode ser ligado à tirania dos sentidos, onde muitas vezes, o ser, trai sua consciência e alma, procurando satisfazer suas necessidades carnais, trazidas pela irracionalidade da paixão. Édessa forma que é retratado o amor, no primeiro discurso do Fedro, um jogo ímpio, capaz de levar ao delírio, desarmonizando qualquer alma. No segundo discurso, Platão julga o amor, como algo sagrado,capaz de nos elevar a outro nível, Platão se utilizou desse dialogo para fazer crítica a retórica de seu tempo, onde teria a intenção de substituir pela retórica filosófica, sendo que tal método seriacapaz de persuadir a alma de qualquer individuo, harmonizando-o .
No Eros Platônico, a alma é descrita em três etapas: Alma de ouro, a racional, capaz de comandar a cidade, sua característica é asabedoria. Alma de prata, a irascível, capaz de auxiliar os chefes, sua característica é a coragem. Alma de bronze (ferro), a irracional e apetitiva, sujeita somente a obedecer às ordens dos chefes e sesubmeter aos seus apetites, sua característica é a temperança. Sendo assim, temos o Filósofo, o ambicioso e o interesseiro.
Segundo Platão, a má educação é em quase toda responsável pela degradação daalma, porém, podemos refletir à respeito, fazendo uso de nosso tempo atual, onde de fato, a má educação é responsável por grande parte dos problemas de uma sociedade, então não basta compreender ambosos discursos do Fedro, sem entender o contexto que no qual ele foi escrito. Vejo que não há como, buscar a plena felicidade, sem fugir a parte racional da alma, onde todo e qualquer sentimento, é...
tracking img