Miologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A Miologia é a ciência que se ocupa em estudar a estrutura, composição e aspectos funcionais dos músculos de um organismo. Ocorre a determinação da classificação por músculos e ligamentos musculares, a relação dos músculos com os tendões e também dos primeiros com algumas estruturas relacionadas com o sistema muscular, como fáscia ou facia.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

As ligaçõesmusculares são estruturas que não têm fibras musculares são partes do músculo, mas ajudá-lo a cumprir as suas funções primárias. São elementos estruturais sistêmicos que possuem múltiplas funções, tais como, aplicação de força, impulsão, sustentação esquelética, entre outras mais. Na melhor acepção do termo a Miologia tem por finalidade propiciar um estudo analítico e funcional do conjunto muscular querepresenta conceitualmente em toda a massa contrátil que recobre o corpo. O estudo aprofundado acerca de suas particularidades propicia com que se possa determinar o fomento de meios que viabilizem o melhor rendimento do desempenho muscular, em termos funcionais e fisiológicos.

1.0 PROBLEMA

A formulação de um relatório que determine um estudo científico acerca da Miologia dos animais emgeral.

1.1 OBJETIVOS GERAL
Este presente relatório tem por finalidade apresentar os aspectos gerais da Miologia das estruturas musculares de animais em geral quanto a seus particulares anatômicos externos e funcionais.

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Por meio de uma analise criteriosa é efetuado um estudo ilustrativo de eqüinos.

1.3 PUBLICO ALVO

Alunos e estudiosos da disciplina.

2.0JUSTIFICATIVA

Faz-se necessário a formulação de um compêndio escrito e ilustrado contendo informações acerca dos aspectos gerais de um representante da do grupo de animais inseridos nos pormenores do trato agropastoril. E que sirva de referencial para estudos de Miologia de outros animais do mesmo seguimento.

3.0 METODOLOGIA
A pesquisa foi formulada com base em conteúdo levantado em sites dainternet e seu material escrito proveniente de livros do assunto. A formatação do relatório foi relizada obedecendo a normas da ANBT.

4.0 OU APONEUROSE OU PÁRA-CHOQUES

São Folhas de tecido muscular que cercam o tecido esquelético. Os músculos se opõem ao deslocamento lateral, ao mesmo tempo em que fazem o ato de evitar desprendimento dos conjuntos musculares e trabalham como meios veicularesque possibilitam a circulação do sangue mais eficiente.

A ameixa fáscia se configura assim:
• Stews: Tecido perolada para Conter Filho, evitar rasgar.
• tendão: A fim de fazer o músculo fixação.
• contenção: conjuntos de invólucro dos músculos.

5.0 BAINHA SINOVIAL

São finas membranas que envolvem os tendões de danos inteiramente e evitando possíveis deslizamentos. A Bainha sinovialpossui folhas na ordem de duas que possuem uma cavidade semelhante ao líquido sinovial.
Como as duas folhas dão continuidades a Bainha e atua como um tendão médio. Também apresenta uma leve transparência, dado a presença e uma nervura de linhas tênues e contíguas dispostas em forma longilínea sinuosa.

6.0 BURSA

Forma vesicular e não têm cercar completamente o tendão mas, aplicado contra umadas suas faces, tal como a bainha bursa tem dois lados que formam uma pequena almofada em que encontrada na sinóvia.


7.0 BAINHA FIBROSA

Em forma de arco e se estende ao longo das extremidades inserido tendão ao osso. Não meso tendão ou presente líquido sinovial. A sua função é manter o tendão ao canal do osso permitindo o fácil deslocamento.

8.0 TÚNICA ABDOMINAL

É um cinto queajuda a suportar os músculos do abdômen, não faz parte do tecido muscular.

9.0 FUNÇÕES MUSCULARES

Os músculos são geralmente responsáveis ​​pela ativação dos movimentos através de força aplicada à estrutura do osso.
Músculos por função podem ser:
1. Agonistas: Promover um certo movimento.
2. Antagonistas: Opõe-se a determinado movimento, ou seja, se opõe à ação de outro músculo. Um...
tracking img