Minerais moscovita,pirita e goethita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição e identificação de três amostras de minerais

Foi entregue três amostras de minerais, as quais deveríamos identificá-las, conforme passo a passo mostrados em aulas, citados abaixo:
1 – Dureza: conforme a tabela “Maximo”, abaixo (de acordo com a aula ministrada no dia 08/05/2012):
Material Classificação da dureza
Fósforo 1,0
Papel 2,0
Unha 2,5
Moeda de cobre3,0
Canivete 5,5
Vidro 6,0

2 – Brilho (de acordo com a aula ministrada no dia 15/05/2012): É feito o teste com laser, caso a luz “ passe” pela amostra o mesmo tem o brilho não metálico e se ao contrário o mesmo não ocorre, por serem opacos. Os minerais não metálicos podem ser classificados em “vítreo, adamantino, nacarado, gorduroso, ceroso e terroso”.
3 – Clivagem (de acordo com a aulaministrada no dia 22/05/2012) : É a propriedade do mineral se partir, o qual pode ser classificada como distinta ou indistinta. Sendo que a distinta ainda pode ser classificada como pinacoidal, prismática e cúbica.
4 – Traço (de acordo com a aula ministrada no dia 04/06/2012): O traço é definido quando deixa a cor na porcelana. Entretanto a porcelana tem a dureza maior que > 6,5, então somente osminerais com a dureza inferior a esta dureza que deixaram a cor na porcelana.
5 – Agregado cristalino (de acordo com a aula ministrada no dia 11/06/2012): é a forma como os minerais se agregam. Pode ser classificado como: maciço, granular, fibroso, micáceo, drúsico ou geodo, bandado, globular, botrioidal e reninforme.
6 – Tenacidade (de acordo com a aula ministrada no dia 25/06/2012): É acapacidade do mineral resistir à esforços mecânicos, podendo ser classificado como: quebradiço, tenaz, séctil, maliável, dúctil, flexível e elástico.
7 – Diafinidade (de acordo com a aula ministrada no dia 25/06/2012): É a capacidade do mineral transmitir a luz, podendo ser classificado como: transparente, translúcido e opaco.
8 – Sistema cristalino (de acordo com a aula ministrada no dia25/06/2012): é a forma do cristal de cada mineral.
No dia 18/06/2012, foi recebida a amostra nº 1.
Descrição:

É uma amostra de mineral, com tamanho aproximado de 07 cm, descrita abaixo:
Dureza > que 2,5 e ≤ que 3,0
Brilho Brilho não metálico, classificado como vítreo
Clivagem Distinta, classificada como pinacoidal
Traço Incolor
Agregado cristalino Maleável
Diafinidade Transparente (analisado em25/06/2012)
Tenacidade Maleável (analisado em 25/06/2012)

De acordo com as descrições acima, identifiquei os possíveis minerais abaixo:
Lepidolita: porém de acordo com as observações foi eliminado devido ser cristais prismáticos de seis lados e a cor do mineral;
Glauberita: desconsiderada devido cristais tabulares;
Calcita: mas desconsiderado devido sua clivagem.
...continuando pesquisa nodia 19/06/2012:
Anglesita: cortada devido à clivagem e dureza.
Conclusão:
Então se trata de uma amostra de Moscovita (mica comum), já que todas as características eram de acordo com as descritas e testadas. Trata-se de um mineral classificado como silicato. Ocorre por processos hidrotermais e metamórficos. Forma-se também na cristalização de rochas acidas, especialmente na fase final,aparecendo nos granitos.
Principais Minas:
As reservas mundiais, deste mineral, são desconhecidas; estima-se que os maiores depósitos geológicos do mundo, situam-se na África do Sul, Índia e Rússia.
No Brasil, os principais Estados responsáveis pela produção de moscovita (mica) são: a Paraíba, o Rio Grande do Norte, o Ceará, Minas Gerais, Bahia e Goiás.
Utilização:
Sua aplicação nas indústriaseletro-eletrônicas e de condutividade termelétrica, na fabricação de secadores de cabelos, máquinas de lavar louças, máquinas injetoras, coletores, além de outras utilidades. A mica moída é aplicada na produção de tintas e nas indústrias de materiais de transportes, eletrodos, cerâmica e como lubrificante na perfuração de poços de petróleo.

No dia 18/06/2012, foi recebida a amostra nº 2, sendo...
tracking img