Mineracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho será abordado o Processo de Fabricação e Utilização do aço na Construção Civil. Relatando o percurso de mineração, transporte na mina, siderúrgicas,transporte industria,e montagem estruturais.
Mineração

A lavra, que é a extração de minério de ferro, acontece em mina a céu aberto, no Complexo das Minas de Alegria, na unidade de Germano, em Mariana (MG).A Samarcopossui reservas de 2,1 bilhões de toneladas de minério de ferro nas duas minas em operação. A produção de minério e a remoção de material estéril são realizadas utilizando frota de equipamentos móveis de grande porte, aliada ao uso de sistema de correias transportadoras. Essa logística de produção resulta em baixos custos na atividade.
O beneficiamento é a área responsável pela adequação do minériopara as próximas etapas do processo produtivo. Em duas plantas industriais, o minério proveniente da mina é britado, moído e separado de suas impurezas através do processo de flotação reversa, em que o contaminante é flotado, utilizado de forma pioneira pela Samarco. Após essa etapa o minério, agora transformado em polpa, estará dentro das especificações químicas e físicas necessárias para osprocessos subseqüentes.

A polpa de minério concentrado é transportada da unidade de Germano (MG) até a unidade de Ubu (ES) pelos minerodutos. Trata-se de um sistema implantado de forma também pioneira no país, para transporte de minério de ferro. São quase 400 km de extensão, o que o torna o maior do mundo para este tipo de transporte.

Quando a polpa chega a Ubu, no município de Anchieta (ES),começa a etapa da pelotização. Esse processo é a aglomeração para aproveitamento de minério concentrado ultrafino, transformando-o em pelotas de tamanhos tipicamente entre 8 e 16mm. Após tratamento térmico apropriado, essas pelotas adquirem características desejáveis aos processos de redução, seja no processo de alto-forno ou redução direta.
As pelotas produzidas são armazenadas em um pátio comcapacidade de estocagem de até 1,8 milhão de toneladas, garantindo um giro de estoque elevado e possuindo autonomia de aproximadamente 30 dias de produção. Estas pelotas são embarcadas em navios no Porto de Ubu, pertencente à Samarco. Este porto possui um sistema de carregamento com equipamentos que permitem taxas acima de 9 mil toneladas/hora. Além do embarque de minério, o porto também realiza orecebimento e a descarga de todo o carvão mineral usado nas usinas.

Pelotas de minério de ferro produzidas pela Samarco

As pelotas de minério de ferro, dentre as matérias-primas utilizadas na fabricação do aço, são um insumo de qualidade bem determinada, que garante aos processos de redução direta e alto-forno elevada produtividade e estabilidade.

Fabricação
O minério de ferro é umamistura de dois minerais bastante comuns na natureza: a hematita (um mineral óxido de ferro que indica o alto teor de minério de ferro dentro dos depósitos de ferro) e o quartzo, que constituem a rocha de nome itabirito (é uma formação ferrífera em faixa e indica um tipo de minério de ferro de baixo teor, encontrado nos depósitos de ferro). Depois de retirado do solo e beneficiado, o minério de ferro évendido para as indústrias siderúrgicas, onde irá se juntar a outras substâncias e se transformar em aço.
O aço é um produto siderúrgico definido como liga metálica composta principalmente de ferro e pequenas quantidades de carbono. Para aços utilizados na construção civil, o teor de carbono é da ordem de 0,18% a 0,25%.

O processo siderúrgico pode ser dividido em 4 grandes partes:            a) Preparo das Matérias-Primas (Coqueira e Sintetização)
            b) Produção de Gusa (Alto-forno)
            c) Produção de Aço (Aciaria)
            d) Conformação Mecânica (Laminação) |
 
| |
| As matérias-primas necessárias para a obtenção do aço são: o minério de ferro, principalmente a hematita, e o carvão mineral. Ambos não são encontrados puros na natureza, sendo...
tracking img