Milho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO DE SEMENTES DE MILHO

LAVRAS - MINAS GERAIS
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................2
2 MATERIAL E MÉTODOS ................................................................... ......3
3 CONCLUSÃO...........................................................................................9
4 REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS..............................................................9

1.INTRODUÇÃO

O milho é um dos principais cereais cultivados no mundo,pode ser utilizado na alimentação humana, alimentação animal, matéria-prima para a indústria, pode ser consumido “in natura”, usado na produção de amido, óleo, farinha e outros alimentos e matéria prima de rações para aves, suínos e bovinos.
A culturado milho é uma das mais tradicionais da agricultura brasileira e ocupa posições significativas quanto ao valor da produção agropecuária, área cultivada e volume produzido, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil (FANCELLI, 2000).
As sementes representam um meio de sobrevivência das espécies vegetais, visto que resistem a condições adversas que seriam fatais a essasespécies e, mesmo após a extinção das plantas que lhes deram origem, elas podem se desenvolver e originar novas plantas. Elas são o principal veículo de reprodução das plantas através do tempo e no espaço, e a forma de distribuir os melhoramentos genéticos às sucessivas gerações. Além disso, também apresentam importância econômica como alimento (correspondem a 60-70% dos alimentos consumidosmundialmente) e são transformadas pela agroindústria em uma variedade de produtos.
Uma das premissas para obtenção de elevadas produtividades na cultura do milho é a utilização de sementes de qualidade. CÍCERO (1987) indica que a utilização de sementes de boa qualidade por parte dos agricultores será fundamental para o sucesso no estabelecimento da cultura a campo e, certamente, resultará em melhoresprodutividades. As sementes de boa qualidade são aquelas que agregam os atributos genéticos, físicos, fisiológicos e sanitários, sendo que essas características afetam sua capacidade de originar plantas e lavouras de alta produtividade (POPINIGIS, 1985).
As principais vantagens do uso de sementes de qualidade são a formação de lavoura sem falhas e com população de plantas adequada, melhoruniformidade do tipo, sendo a colheita facilitada, maior resistência a pragas, doenças e ao acamamento, o que também facilita a colheita e maior adaptação ao solo e clima, resultando em maior produção.
Recomenda-se o uso de sementes certificadas, uma vez que o campo de produção de sementes tem de atender a determinados padrões que garantem a sua boa qualidade. Devem ser adquiridas sementes produzidaspor empresas credenciadas e registradas, ou seja, que tenham certificado de garantia.

2. MATERIAL E MÉTODOS

Na escolha da área para a implantação do campo de produção, seja ela
coletiva ou não, devem ser consideradas algumas características como boa fertilidade do solo, campo livre de infestações de plantas daninhas e pragas, solo livre de encharcamento, não ter sido cultivado com milhonos últimos 2 anos, possibilidade de se estabelecerem pontos confiáveis de aporte de água e
possibilidade de ocorrência de ventos predominantes.
Para produzir a semente própria de milho variedade é necessário manter a
variedade pura. Para evitar cruzamentos indesejáveis, o campo de produção de
sementes deve estar isolado de outras lavouras de grãos ou de outros campos
plantados com outrasvariedades de milho, o que pode ser feito através da
diferenciação da época de plantio ou do isolamento físico. A diferenciação da época de plantio consiste em implantar o campo para produção de sementes no mínimo 30 dias antes ou depois de outra lavoura de milho, para evitar que a floração das duas ocorra no mesmo período e as plantas do campo de sementes sejam contaminadas. Isolamento...
tracking img