Midia alternativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 MÍDIA ALTERNATIVA:
Mídia Alternativa é caracterizada no âmbito publicitário como um espaço para veiculação de anúncios de publicidade e propaganda em locais inusitados e ou fora do habitual. Esses anúncios podem, também, interagir com o público. São exemplos de Mídia Alternativa:
Busdoor
Bikedoor
Motodoor
Mídia em Metrô
Anúncios feitos com tatuagens
Anúncios em novas tecnologias
Equaisquer outros que venham a estar fora do quadro comum de meios e veículos de comunicação.
2.1 CONCEITO DE MÍDIA ALTERNATIVA:
O conceito foi criado na segunda metade do século XX para se nomear os canais ou veículos de comunicação não tradicionais, ou seja, canais de divulgação sem conteúdo editorial, apenas com viés comercial. Nessa perspectiva tudo que não fosse jornal, revista, rádio outelevisão passou a ser denominada de mídia alternativa, conotação que infelizmente tornou-se depreciativa por conta de um consenso (baseado em pesquisas não conclusivas) no sentido de que essas formas de mídia eram apenas complementares. Cunhou-se até a expressão “mídia básica” para caracterizar que às “mídias alternativas” cabia, apenas, o refugo da verba publicitária.
Tinha sentido essa descriminaçãono contexto de época. Já que o marketing recomendava a mídia de massa como a melhor estratégia. As grandes empresas não cogitavam ainda “targets” específicos, o seu público alvo era a massa como um todo e, nessa perspectiva, é claro que nenhuma mídia alternativa cumpria esse objetivo. Então mídia alternativa passou a ser, também, sinônimo de pequenas audiências ou de índices de leitura limitados.De modo que veículos tradicionais como o jornal, porém segmentados (de bairro, culturais, políticos, de reparação, etc.) passaram a ser considerados também alternativos.
O conceito de comunicação integrada e a expansão do mix do marketing tradicional resgatou o valor da mídia alternativa, mas não lhe tirou o rótulo pela impossibilidade prática de se nomear pelo menos uma centena de opções demídia, paralelo às quatro tradicionais aqui referidas. O fato é que hoje algumas mídias alternativas atingem milhões de pessoas, a exemplo das listas telefônicas ou do outdoor, concorrendo de igual para igual, no critério audiência ou índices de leitura, com os grandes jornais e até emissoras de televisão vice-líderes. E algumas delas são mídias básicas em campanhas específicas, atingindo o seu públicoalvo com eficiência, prescindindo por estratégia e custos, ou pelas duas opções, das mídias tradicionais.

2.2 ABORDAGENS DE MÍDIA ALTERNATIVA EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS:
A procura por formatos de exibição diferenciados é uma das principais características das abordagens realizadas atualmente pelo mercado anunciante junto com a mídia exterior. As exibidoras já perceberam a necessidade debuscar e explorar o segmento alternativo, buscar uma dinâmica com o público e inovar para chamar a atenção e obter resultados.
São notáveis as inúmeras utilizações que se tem trabalhado para veicular mensagens e as formas com as quais os profissionais de comunicação têm chamado à atenção do consumidor.
Não há dúvidas para a maioria das agências e anunciantes da necessidade de sair do convencional,na forma e no conteúdo da comunicação, para conseguir impactar o público visado.
A. MÍDIA NÃO CONVENCIONAL:
A Mídia não Convencional são os materiais utilizados para passar uma mensagem ao consumidor de uma maneira inovadora. Aquela capaz de inovar, cativar e comunicar sem recorrer a padrões repetitivos e clichês.
B. MÍDIA ALTERNATIVA:
É muito comum encontrarmos o conceito "MídiasAlternativas" para exemplificar veículos de comunicação, que surgem de várias formas e formatos, trazendo consigo características inusitadas no mercado, e que não tem a força da televisão. Portanto, vamos a um esclarecimento dos usos alternativos de mídia.
Alternativo é o nome dado a um planejamento que Teve a necessidade de ser adaptado, em função de ajustes e interesses de mercado e adequação de...
tracking img