Microsoft 20Word 20 20resumobiologia

575 palavras 3 páginas
BIOLOGIA

Título: Capacitação de professores da rede pública para o ensino de biologia celular e molecular.

Justificativa
Muitos dos professores que atuam no ensino de ciências da rede Pública de ensino (fundamental e médio) estão em sala de aula há muitos anos e devido a uma série de situações, incluindo a necessidade de fazer jornadas duplas ou triplas de trabalho para completar o orçamento, o que acontece por uma desvalorização histórica do profissional da educação, se afastam da vida acadêmica, perdendo o contato com, as inovações que surgem em uma área tão dinâmica quanto à biologia (Souza, L. H. P. E Gouvêa, G.; 2006). Além disso, por se tratar de uma área que se encontra em constante evolução, seus conceitos também se renovam e por isso, muitos deles não foram sequer abordados durante a formação acadêmica destes professores. Muitos desses novos conceitos, entretanto, são diariamente divulgados na mídia. Assuntos como exame de DNA em testes de paternidade ou na identificação de suspeitos, utilização de células tronco na cura de doenças foram popularizados pela rede de televisão, telejornais, teledramaturgia e mesmo desenhos. Isso faz com que os professores de ciências e biologia sejam periodicamente expostos a situações que demandam posicionamento e explicações diante dos questionamentos que o aluno traz para sala de aula.
É fundamental, portanto, que uma interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula esteja presente para que possa haver uma formação permanente dos professores da área de biologia e que os mesmos possam através de um domínio maior deste conhecimento, utilizar estratégias didáticas que tanto facilitem o aprendizado, quanto despertem no aluno à vontade de aprender e a curiosidade científica (Frazzon, L. M.; 2001).

Objetivos
O curso tem por objetivo promover a atualização e capacitação dos professores da Rede Pública de Ensino na área de biologia, de forma que estes possam através da aplicação de novos conceitos e de uma

Relacionados