Microscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo geral da evolução da microscopia (óptica e eletrônica)






































































Olinda/2012




O que é microscopia?


Ciência que estuda os métodos e as ampliações em que se usa o microscópio para observação de objetos com dimensões inferioresao limite de resolução do olho humano(0,1mm).


Classificação dos microscópios em função do número de sistemas de lentes

Microscópio simples ou Lupa- apenas possui uma lente ou um sistema de lentes centradas.

Microscópio composto- possui dois sistemas de lentes centradas, ocular e objetivas, para produzir uma imagem ampliada.

Classificação dos microscópios composto em funçãodo princípio de iluminação que utiliza


Fotónico – em que o responsável pela transmissão de imagem é um feixe de “fotões” (luz visível, ultravioleta ou infravermelho).

Eletrônico – emprega um feixe de electrões para produzir imagens ampliadas.



A história da microscopia


Robet Hooke, estudioso inglês, foi o primeiro (em 1665) a observar células. Utilizou um microscópiomuito simples, criado anos antes por outro estudioso Anthony Van Leeuwenhoeck.
Hooke observou cortes finos de cortiça, que se apresentavam ao microscópio com um aspecto similar a pequenos favos de mel empilhados. A cada um destes favos Hooke atribuiu a designação de cellulae (células).
Cerca de dez anos mais tarde o próprio Leeuwenhoeck observou pequenos seres vivos, que designou por“protozoários”,aos quais mais tarde foi dada a designação de bactérias.
Assim, a medida que se dava a evolução do microscópio óptico, também o conhecimento da constituição dos diferentes organismos ia evoluindo.
A ciência atravessava uma fase de grande desenvolvimento,que viria a culminar no séc.XIX.
Durante todo esse período a preocupação dos homens da ciência centrava-se não só no aperfeiçoamento dossistemas ópticos, mais também nas evoluções das técnicas inerentes á preparação do material para observação.
Em meados do nosso século, o aparecimento do microscópio eletrônico e, mais recentemente, do microscópio confocal laser, associados a sistemas computadorizados de analise de imagem, contribuíram para o avanço da biologia celular e molecular, continuando assim o conhecimento iniciado porHooke.

MOC- Microscópio óptico composto

O microscópio óptico é um instrumento usado para ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioleta capazes de enxergar através da luz, estruturas pequenas e grandes impossíveis de visualizar a olho nu.
É constituído por uma parte mecânica que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens.

Composiçãomecânica de um microscopio

Pé ou base-Serve se apoio para os restatantes componentes do microscópio.

Coluna ou Braço-Fixa a base,serve de suporte aos outros elementos.

Mesa ou platina- Onde se fixa a lâmina a ser observada,possui uma janela por onde passam os raios luminosose também parafusos dentados que permitem deslocar a preparação.

Tubo ou canhão- suporta a lente ocular naextremidade superior.

Revolver ou canhão- peça giratória que sustenta as objetivas.

Condensador-conjunto de lentes convergentes que orientam e aspalham regularmente a luz emitida pela finte luminosa sobre o campo de visão do microscópio.

Lentes objetivas-Permitem ampliar a imagem do objector.

Lentes oculares-Sistema de lentes que permitem ampliar a imagem real fornecida pela objectiva,formando uma imagem virtual que se situa a aproximadamente 25 cm dos olhos do observador.

Microscópio eletrônico
O microscópio eletrônico apareceu em 1932 e vem sendo rapidamente aperfeiçoado. As máquinas mais atuais permitem aumentos de 5 mil a 500 mil vezes, sem muita dificuldade. A diferença básica entre os microscópios ótico e eletrônico é que neste último não é utilizada a luz, mas sim...
tracking img