microrganismos

Páginas: 13 (3051 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
Microrganismos
 
Os Microrganismos são uma forma de vida que não pode ser visualizada sem auxílio de um microscópio. Estes seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem. 
Com relação ao seu contato com o homem, este pode ocorrer de forma positiva e indispensável à vida (bactérias nitrificantes) ou bastante negativa, neste caso, os efeitos prejudiciais à saúde,e, até mesmo à vida do homem, se dão pelo contato com microrganismos patogênicos (causadores de doenças). 
O conhecimento deste tipo de vida se deu graças a descobertas ocorridas ao longo de muitos anos. O ápice destas descobertas ocorreu em 1878, quando Pasteur apresentou a "Teoria dos Germes", a partir daí, deu-se início a chamada Era Bacteriológica.
As pesquisas de Pasteur foram acompanhadaspor um grande número de cientistas e médicos. Alguns deles, impressionados pelas descobertas, promoveram mudanças bastante significativas em seus métodos de trabalho.
  Além dos Microrganismos já identificados e classificados (bactérias, fungos, parasitas), havia outra categoria que só pôde ser observada após a invenção do microscópio eletrônico. Tratava-se de um ser de estrutura organizacionalbastante simples e de existência já presumida: o vírus. 
Somente após a invenção do microscópio, foi possível identificar uma grande variedade de seres vivos. A partir daí, eles passaram a fazer parte da classificação dos seres vivos em reinos. 
Eles compõem o Reino Monera (seres unicelulares como bactérias e algas azuis), Protista (seres unicelulares como protozoários e algas eucariontes) e Fungi(seres uni ou pluricelulares como fungos elementares e fungos superiores).








Bactérias

As bactérias são organismos unicelulares, sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte. Costumam possuir uma parede celular rígida que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por uma trama de proteínas interligada a polissacarídeos (açúcares). Essa substância éresponsável pela forma, proteção física e osmótica do organismo. 
Algumas espécies de bactérias possuem uma cápsula uniforme, espessa e viscosa, atribuindo uma proteção extra contra a penetração de vírus (bacteriófagos), resistência à ofensiva dos glóbulos brancos (fagocitose), além de proporcionar adesão quando conjuntas em colônia. Considerando o aspecto estrutural geral, uma bactéria ébasicamente constituída por uma membrana plasmática. Podendo essa invaginar, formando uma dobra (mesossomo) concentrada em enzimas respiratórias.
Mergulhados no hialoplasma existem: um único filamento de DNA circular, contendo todas as informações necessárias ao funcionamento biológico bacteriano; vários ribossomos dispersos no hialoplasma; e grãos de glicogênio, utilizados como reservatório denutrientes. 

O material genético localiza-se normalmente em uma região chamada de nucleotídeo, havendo, em alguns casos, moléculas menores de DNA (os plasmídeos), contendo genes que desempenham funções diversas, por exemplo: resistência a antibióticos e ação tóxica injetada em bactérias competidoras, induzindo a degradação (morte). 
Podemos citar como principais tipos de bactérias:
Cocos (formatoarredondado)
Bacilos (alongadas em forma de bastonetes)
Espirilos (formato espiralado)
Vibriões (possuem formato de vírgulas).
Principais doenças causadas por bactérias:
Tuberculose: causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis
É doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins emeninges (membranas que envolvem o cérebro)

Hanseníase (lepra): transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra).
É uma doença infectocontagiosa, não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

Difteria: causada pela bactéria Corynebacteriumdiphtheriae
É uma doença infecciosa aguda, é transmitida por meio de gotículas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microrganismos
  • Microrganismos
  • Microrganismos
  • Microrganismos
  • microrganismos
  • microrganismo
  • microrganismo
  • MICRORGANISMOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!