Microrganismo do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MICROBIOLOGIA PROF. LIOU
Componentes: Caíque Bruno Teodoro;  Fabio ;  Folve;  Jonathan Brandão.

Maio de 2010 Salvador -BA



     A quantidade e os tipos de microrganismos presentes nosolo dependem de fatores ambientais tais como, a quantidade de nutrientes, umidade, grau de aeração, temperatura, pH, adubação e matéria orgânica.



    Interações de espécies microscópicasinfluem na população microbiana no solo. Como por exemplo: bactérias, fungos, algas, protozoários e vírus.



Estão em maior quantidade no solo. Esses organismos são responsáveis pelo odorcaracterístico de mofo e terra.





As cianobactérias, bactérias fotossintetizantes produtoras de O2.

C ia noba c té ria



 As bactérias desempenham papel importante na decomposição deresíduos orgânicos e na formação do húmus. As bactérias são, em geral, bastante exigentes em cálcio e prosperam especialmente em solos de reação levemente ácida a levemente alcalina.



Algumas bactérias do solo contem vírus bacterianos (bacteriófagos). Vírus de plantas e animais ocorrem no solo, em tecidos de plantas e animais mortos; e em excretas de animais.





Os fungos sãoorganismos heterotróficos, obtendo sua alimentação a partir da matéria orgânica inanimada ou nutrindo-se como parasitas de hospedeiros vivos. Eles decompõem resíduos complexos de plantas e animais,transformando-os em formas químicas mais simples, que retornam ao solo. Tais substâncias são, então, absorvidas pelas gerações vegetais subsequentes. Desse modo, a a tivida de do fungo é a mpla me ntere s pons á ve l pe la fe rtilida de do s olo.



As leveduras, como os bolores, são fungos, mas deles se diferenciam por se apresentarem, usual e predominantemente, sob forma unicelular. Comocélulas simples, as leveduras crescem e se reproduzem mais rapidamente do que os bolores. Também são mais eficientes na realização de alterações químicas, por causa da sua maior relação área/volume....
tracking img