Microfilmagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA
CAMPUS BOA VISTA

BRUNA IANDARA da silva FONTENELE
ÍNDIRA OHSANA FERREIRA SOUSA
júlia de oliveira hadad
steffanie loislen de sousa oliveira
THAYNA SOUZA DE ALBUQUERQUE

MICROFILMAGEM E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ARQUIVOS MODERNOS

boa vista/rr2012.2
BRUNA IANDARA da silva FONTENELE
ÍNDIRA OHSANA FERREIRA SOUSA
júlia de oliveira hadad
steffanie loislen de sousa oliveira
THAYNA SOUZA DE ALBUQUERQUE

MICROFILMAGEM E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ARQUIVOS MODERNOS

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Gestão de Documentos e Legislação Aplicada, como parte da avaliação referente ao 4º bimestre do curso técnico em secretariado,ministrada pela professora Elisângela Costa.


boa vista/rr
2012.2
MICROFILMAGEM

“A microfilmagem é um método de preservar os documentos noutra forma ou meio. É a técnica de fazer cópias fotográficas tão reduzidas que se tornam impossíveis de ler sem ampliação.” (SCHELLENBERG, 2005, p. 145).
Antes de uma instituição decidir utilizar a microfilmagem é necessário que leve em consideraçãoas necessidades e os custos. As principais vantagens da microfilmagem é a preservação das informações em caso de incêndio, a redução de espaço, baixo custo de transporte, durabilidade, seguindo rigorosamente as normas de preservação pode durar até 400 anos, dificulta a ação de falsificadores, oferece melhores condições de trabalho. Embora possua diversas vantagens, mas como tudo na vida, possuitambém desvantagens, dentre elas podemos citar o alto custo dos equipamentos e materiais, na maioria importados e nem sempre é possível termos uma imagem bem legível de documentos que se encontram em mau estado, pois a microfilmagem não ressuscita a imagem do documento original.
De acordo com SCHELLENBERG (2005, p. 146)
Os documentos a serem microfilmados devem ter características físicas que seprestem à filmagem. Uma vez que um dos objetivos do microfilme é reduzir o volume, os documentos a serem microfilmados devem, em geral, constar de grandes séries.
A instituição deve fazer a preparação de todos os documentos a serem micrografados, realizando limpezas e retirando grampos e clips que conterem. O processo da microfilmagem deve ser terceirizado, caso não tenha o setor de microfilmagemna instituição, devendo fazer projetos para encaminhar a pelo menos duas empresas que realizem essa operação.
Embora o custo da microfilmagem seja alto as vantagens que esse método possui compensa o valor gasto.
De acordo com PAES (2004, p. 156)
A opção pelo uso da micrográfica jamais poderá basear-se apenas no exame frio dos custos e/ou economia decorrentes de sua implantação. Dirigentes eprofissionais, além dos custos, deverão considerar, sobretudo as vantagens da microfilmagem como instrumento tecnológico[...].
Enquanto uns aprovam e acreditam fortemente que a microfilmagem auxilia na redução de volumes dos documentos, outros ainda têm alguns preconceitos em relação a ele e aceitam a ideia de que os microfilmes servem apenas para consulta.

TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Ainformática é um dos grandes descobrimentos do homem, através dela tudo ficou mais fácil, rápido e prático, inclusive para a arquivologia. “Ao arquivista, como profissional, cabe a obrigação de conservar, administrar e difundir toda e qualquer informação, independentemente de suas características físicas.” (PAES, 2004, p. 158)
Com todo esse avanço tecnológico, nada mais natural que utilizar essecrescimento a favor do arquivo, organizando e gerenciando os arquivos através de um sistema de arquivamento, para isso existem softwares que auxiliam esse gerenciamento.

GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos

O GED não significa apenas guardar arquivos eletrônicos, significa também ter nas mãos a capacidade de gerenciar todo o capital intelectual da empresa.
No princípio, a tecnologia de...
tracking img