Microempresa & contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Microempresa
• Definindo microempresa
Para uma empresa estar enquadrada como ME (Microempresa), é necessário que o empresário e/ou seus sócios resultem em cada ano calendário uma receita bruta (adquirida por meio da venda dos bens ou prestação de serviços) igual ou inferior a R$ 240.000,00, ou seja, no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro, os rendimentos da empresa não podem exceder essetotal, uma vez que excedido a empresa não mais será ME e sim considerada EPP (Empresa de Pequeno Porte).
• Microempresa e Fisco (Arrecadação do Imposto para o Tesouro Público)
O microempresário assim considerado tem benefícios ,quando optante pelo Simples Nacional (regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte), nos quais podemosdestacar o pagamento dos tributos unificadamente, ou seja, todos os tributos em uma única guia de recolhimento, acesso á financiamento, facilidade e benefício em processos licitatórios e concorrências públicas.
O Simples Nacional tem como função estimular o crescimento do mercado, incentivando a criação de micro e pequena empresa.
Atualmente o Simples Nacional inclui os seguintes tributos:
 Impostosobre a Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ
 Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI
 Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL
 Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS
 Contribuição para o PIS/Pasep
 Contribuição Patronal Previdenciária - CPP para a Seguridade Social
 Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestaçõesde Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS
 Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS
 Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários – IOF
• Características da Microempresa
Algumas principais características da ME:
 A ME é dominada pelo líder, pois sua presença e influencia é crucial aofuncionamento da ME e isso acaba resultando na imagem da empresa.
 O dirigente assume papéis multifuncionais, devido a ME não possuir tais recursos para contratar pessoas qualificadas. Isso pode acabar gerando um descontrole, pois pode haver confusões na realização dessas funções.
 A delegação de funções é inexistente, pois todo o poder administrativo está nas mãos dos empresários e dos sócios.Além de não possuir uma grande gerencia.
 As MEs têm pouca capacidade de conseguir escala de produção, ou seja, a ME não tem acesso as vantagens em produção em massa, como por exemplo, descontos adquiridos por compra em grande quantidade. Além de não possuir uma variedade de produtos.
 O controle é frágil e informal, possibilitando a incoerência das ações da empresa

 Capacidade limitada deobtenção de capital em bancos, pois os empresários que querem começar uma microempresa, muitas vezes , não possuem bens que garanta tal valor do empréstimo necessário.
Ao caracterizarmos uma ME percebemos muitas dificuldades que o microempresário terá que enfrentar, por isso, é preciso um bom planejamento no inicio da ME para que ela possa sobreviver no mercado.
• LTDA.(Sociedade Limitada) &S.A.(Sociedade Anônima)

Quando nos referirmos à sociedade anônima ou limitada, queremos indicar o perfil da organização empresarial.

Esses perfis empresariais são distintos quanto as suas estruturas e normas regulamentadoras. Enquanto a S.A. é regulada por lei própria, a Ltda. é regulada pelo Código Civil Brasileiro e subsidiariamente pela Lei das S.A.s .

Algumas características da S.A.e Ltda.:

 As Sociedades Limitadas (Ltda.) são caracterizadas, principalmente, pela responsabilidade limitada dos sócios, ou seja, eles investem um valor determinado no capital social da empresa (parcela do patrimônio líquido de uma organização), representado por quotas, e cada um é responsável diretamente pelo seu montante.

 Já na Sociedade Anônima (S.A.), o capital social é dividido...
tracking img