Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Microeconomia e seus conceitos

A Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no merca¬do, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço ea quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos.
A teoria microeconômica não deve ser confundida com economia de empresas, pois tem enfoque distinto. A Microeconomia estudao funcionamento da oferta e da de¬manda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjun¬to de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ouserviço.
Do ponto de vista da economia de empresas, que estuda uma empresa específica, prevalece a visão contábil-financeira na formação do preço de renda de seu produto, baseada principalmentenos custos de produção, enquanto na Microeconomia predomi¬na a visão do mercado.
A abordagem econômica se diferencia da contábil mesmo quando são tratados os custos de produção, pois oeconomista analisa não só os custos efetivamente incorridos, mas também aqueles decorrentes das oportunidades sacrificadas, ou seja, dos custos de oportunidade ou implícitos. Os custos de produção, doponto de vista econômico, não são apenas os gastos ou desembolsos financeiros incorridos pela empresa (custos explícitos), mas incluem também quanto as empresas gastariam se tivessem de alugar ou comprarno mercado os insumos que são de sua propriedade (custos implícitos).
Os agentes da demanda - os consumidores - são aqueles que se dirigem ao mer¬cado com o intuito de adquirir um conjuntode bens ou serviços que lhes maximize sua função utilidade. No Direito utilizou-se a conceituação econômica para se definir consumidor: pessoa natural ou jurídica que no mercado adquire bens oucontrata serviços como destinatário final, visando atender a uma necessidade própria. Deve-se salientar que o Có¬digo Brasileiro de Defesa do Consumidor considera o consumidor como hipossuficiente, já que...
tracking img