Resenha do filme matrix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Matrix é um filme de ficção científica que tem como uma de suas características principais uma infindável seqüência de citações a outras obras. Referências literárias, cinematográficas ou religiosas aparecem em quase todos os momentos tanto no seu roteiro como na direção e fotografia.
Em alguns momentos, elas são bastante explícitas, enquanto em outros são quase imperceptíveis.

Atrama do filme é muitas vezes confusa e carregada de inverossimilhança, como são também todos os grandes filmes de ficção científica. O clima é de modernidade, expressa pela onipresença da tecnologia e informática na história.

No começo, acompanhamos Neo, durante o dia um funcionário de uma empresa de programas para computador e à noite um hacker, aqueles que adoram fuçar, invadir e sabotaros sistemas alheios. Em determinado momento, ele é abordado por Trinity, uma estranha que o leva ao encontro um homem misterioso, Morpheus, que o procurava há algum tempo. Até esse momento só aumentou ainda mais a dúvida que é explorada pela campanha publicitária do filme: afinal de contas, o que é Matrix? Morpheus então dá a Neo (e a nós) as explicações. É revelado que não se está no fim do séculoXX, e sim duzentos anos à frente.

Entre 1999 e o começo do século seguinte, a humanidade conseguiu finalmente criar máquinas dotadas de inteligência artificial. Inicialmente elas foram usadas para nos auxiliar em atividades perigosas ou desagradáveis. As chamadas AIs, (Inteligências Artificiais), foram então se aperfeiçoando e ficando cada vez mais parecidas com os seres humanos. Em algummomento do século XXI elas tornaram-se mais poderosas do que os homens e não aceitavam mais serem submissas.

Uma guerra entre máquinas e humanos foi deflagrada. O único ponto fraco do inimigo é que, da mesma maneira que as máquinas atuais, as AIs também precisavam de energia. No caso, solar. Em uma tentativa desesperada, a humanidade detonou seu arsenal de bombas atômicas para que o Sol fosseencoberto. Infelizmente, as máquinas descobriram que o corpo humano também pode ser usado como fonte de energia. Os seres humanos foram aprisionados em casulos onde sua energia é retirada por meio de tubos ligados aos corpos. Eles ficam adormecidos do nascimento até à morte. Sempre que é preciso, novos homens são gerados artificialmente. Quando morrem, seus corpos são reprocessados para se tornaremcomo alimento intravenal dos ainda vivos.

Matrix é o nome do gigantesco programa de computador que nos manteria adormecidos. Como a mente humana precisa ser mantida funcionando, ele transmite diretamente aos cérebros uma espécie de mundo virtual, inexistente, ambientado no ano de 1999. Esse mundo é justamente onde Neo e todo o resto da humanidade pensam que vivem. Ou seja: viveríamos todos emum sonho, em uma realidade virtual gerada por computadores.
Morpheus é o líder dos humanos que, aproveitando-se de erros do Matrix, conseguiram salvar-se. Afinal, como todo programa de computador que se preze, Matrix também tem falhas. Os sobreviventes vivem próximos do centro da Terra agora escura, o único lugar do planeta com calor suficiente para abrigar vida. A única saída para a humanidade,segundo a resistência, é a chegada de um Predestinado (The One) que poderia invadir as AIs para destruí-las. De acordo com Morpheus, essa pessoa é Neo (Neo é um acrônimo para One). Daí em diante, o filme mostra o protagonista liderando os rebeldes na luta contra as máquinas.

Qualquer semelhança com a figura do Messias da religião católica não é mera coincidência. É mais uma das citações quepontuam o filme. Interessante perceber que a personalidade de Morpheus e o treinamento que ele ministra a Neo para que este possa salvar o mundo têm muito a ver com a religião budista. A salada de referências e as confusões da trama acabam por envolver ainda mais o espectador, que já está suficientemente afundado na cadeira por conta das seqüências de cortes rápidos que aproximam o filme de um...
tracking img