Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões para revisão


1. Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?
R.: Os preços relativos significam o preço de um bem em relação aos demais, que quer dizer que: Se o preço do guaraná aumenta 10% e o preço da coca-cola se mantém inalterado, proporcionará o aumento do consumo de coca-cola pois em relação ao guaraná seu preço está relativamente mais barato. Este é opapel dos preços relativos na microeconomia, comparar os preços de bens semelhantes ou que tenham a mesma utilidade.


2. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese de coeteris paribus?
R.: Para analisar um mercado específico, a microeconomia se vale da hipótese de que todas as outras variáveis permaneçam constantes, com isso torna-se possível o estudo de umdeterminado mercado, selecionando apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos, sendo assim o mercado analisado não afeta e não é afetado pelos demais.

3. Qual o principal campo de atuação de teoria microeconômica?
R.: A teoria microeconômica ou teoria dos preços, é uma divisão da ciência econômica que analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e oconsumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos. Ela estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação de preços de mercado.

4. Como de divide o estudo microeconômico?
* Teoria do consumidor - estuda as preferências do consumidor, analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e ademanda de mercado.
* Teoria da firma - estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros.
* Teoria da produção – estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado.


5. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?
R.: Demanda ou procura é a quantidade dedeterminado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir num determinado período. Já quantidade demandada é em função do preço, pois varia de acordo com o aumento ou diminuição do preço.


6. Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?
R.: Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores desejam vender , em função dospreços, em um determinado período. A oferta depende de muitas variáveis como: Preços dos insumos, preço dos bens substitutos, tecnologia, objetivo do empresário, número de vendedores e etc.


7. Explique e ilustre graficamente o que ocorre com o equilíbrio de mercado, nos seguintes casos:
a) aumento de preço de um bem complementar;
R.: Como os dois bens são consumidos em conjunto,aumentando o preço de um deles automaticamente cairá a demanda dos dois bens. (Exemplo: Tijolo e cimento)
[pic]

b) diminuição do preço de um bem substituto, no consumo;
R.: Quando há diminuição no preço de um bem substituto, o consumidor deixa de consumir um e substitui pelo bem concorrente, ou seja, se o preço da manteiga cair o consumo dela aumenta e o da margarina cai.
[pic]c) diminuição na rendados consumidores, de um bem normal;
R.: Quando a renda do consumidor diminui, automaticamente o consumo do bem normal cai também. (Exemplo: Carne de primeira.
[pic]

d) aumento da renda dos consumidores, de um bem inferior;
R.: Se a renda do consumidor aumentar ele consumirá menor quantidade de bens inferiores.(Exemplo: Quanto melhor a renda do consumidor,menos ele andará de ônibus).
[pic]


e) diminuição no custo da mão-de-obra.
Se o custo da mão-de-obra diminuir, aumentará a oferta do bem, pois haverá um deslocamento da curva.
[pic]




8. Qual o significado de excedente do consumidor? E do produtor?
R.: O excedente do consumidor corresponde a diferença entre o montante que o consumidor está disposto a pagar por...
tracking img