Tratamento de chapas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento Térmico – Revenimento e Normalização
Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento eresfriamento a que são submetidos os materiais, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes características determinados.As propriedades dos materiais dependem, em princípio, dasua estrutura. Ostratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos materiais ,resultando, em conseqüência na alteração mais ou menos pronunciada, de suas
propriedades.
Um tratamento térmico é feito em três fases distintas:
* 1 - aquecimento
* 2 - manutenção da temperatura
* 3 – resfriamento
Existem duas classes de tratamentos térmicos:
1 - Os tratamentos quepor simples aquecimento e resfriamento, modificam as propriedades de toda a massa do aço, tais como:
* Têmpera
* Revenimento
* Recozimento
* Normalização
2 - Os tratamentos que modificam as propriedades somente numa fina camada superficial da peça. Esses tratamentos térmicos nos quais a peça é aquecida juntamente com produtos químicos e posteriormente resfriado são:
*Cementação
* Nitretação
* Tempera por chama
* Tempera por indução
Os principais objetivos dos tratamentos térmicos são:
* Remoção de tensões internas (oriundas de esfriamento desigual, trabalho mecânico ou outra causa);
* - Aumento ou diminuição da dureza;
* - Aumento da resistência mecânica;
* - Melhora da ductilidade;
* - Melhora da usinabilidade;
* - Melhora daresistência ao desgaste;
* - Melhora das propriedades de corte;
* - melhora da resistência à corrosão;
* - Melhora da resistência ao calor;
* - Modificação das propriedades elétricas e magnéticas
Em geral, a melhora de uma ou mais propriedades, mediante um
determinado tratamento térmico, é conseguida com prejuízo de outras.
Normalização:
Consiste no aquecimento do aço a uma temperaturaacima da zona crítica, seguindo de resfriamento no ar. Para os aços hipoeutetóides, pode-se admitir que a temperatura de aquecimento ultrapasse a linha A3 e para os hipereutetóides a linha Acm sem os inconvenientes, neste último caso, no esfriamento ao ar que se seguem da formação do invólucro frágil de carbonetos.A normalização visa refinar a granulação grosseira de peças de açofundidoprincipalmente; freqüentemente, e com o mesmo objetivo, a normalização é aplicada em peças depois de laminadas ou forjadas. A normalização é ainda usada como tratamento preliminar à têmpera e ao revenido, justamente para produzir estrutura mais uniforme do que a obtida por laminação.Muitas tabelas com dados sobre aços comerciais indicam que o aço foi normalizado após a laminação ou conformação que produziusua forma bruta. A normalização é similar ao recozimento, porém envolve um banho à alta temperatura durante um período menor de tempo e uma taxa de resfriamento mais rápida. O resultado é um aço totalmente recozido, mas que ainda está mais próximo da condição de um aço recozido do que um aço temperado e revenido.
Os constituintes que se obtém na normalização são ferrita e perlita fina oucementita e perlita fina. Eventualmente, dependendo do tipo de aço, pode-se obter a bainita.
Os objetivos da normalização são:
* Refinar a granulação grosseira de peça de aço fundido principalmente;
* Uniformizar estrutura do material (após laminação, forjamento);
* Refinar estrutura (perlita mais fina);
* Reduzir a tendência ao empenamento no tratamento de têmpera;
* Revenimento:* É o tratamento térmico que se faz nos aços já temperados, com a
* finalidade de diminuir a sua fragilidade, isto é, torná-lo menos quebradiço. O revenido é o tratamento térmico que normalmente sempre acompanha a têmpera, pois elimina a maioria dos inconvenientes produzidos por esta; além de aliviar o remover as tensões internas corrigem as excessivas dureza e fragilidade do material,...
tracking img