MICROECONOMIA - Demanda

Páginas: 12 (2875 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
UNIVERSIDADE DE SÃO CAETANO DO SUL
ESCOLA DE NEGÓCIOS – NÚCLEO COMUM

CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, COMÉRCIO EXTERIOR, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA

Professor Roberto Vital Anau





AULA 2 – AS FORÇAS FUNDAMENTAIS DO MERCADO: OFERTA E DEMANDA

I- Introdução

Nesta aula, iniciaremos o estudo da Microeconomia. Oferta e Demanda são, talvez, aspalavras mais comuns de que as pessoas se recordam ao falar do estudo de Economia. No entanto, poucos sabem o seu efetivo significado. São conceitos simples, mas que diferem do senso comum.

Oferta e demanda são as forças fundamentais do mercado. Elas determinam o nível de preços e, como veremos mais adiante, o nível real da produção, das vendas e do emprego. Poucas coisas na economia real – aquela queafeta nossas vidas cotidianas – escapam do efeito dessas forças.

Começaremos nosso estudo pela Demanda. Ela se refere aos consumidores, isto é, àqueles que se dirigem ao mercado para adquirir bens e serviços de que necessitam.


II- Demanda: conceito e fatores determinantes

Chamamos demanda do consumidor A pelo bem X a quantidade desse bem que A está disposto a comprar em determinado momento ouperíodo de tempo (dia, semana, mês, ano). Por exemplo, Marcos consome 1 kg de carne por semana, ou seja, 52 kg por ano. Chamamos a isso, a demanda individual de Marcos por carne.

Quais as razões dessa demanda? Por que Marcos dispõe-se a comprar essa quantidade e não outra? Há várias explicações para isso, que os economistas classificam como fatores da demanda de Marcos por carne:

o preço dacarne
o preço de outros alimentos que concorrem com a carne na cesta de consumo de Marcos
o preço de produtos que acompanham a carne (por exemplo, óleo de cozinha, cebola ou legumes)
a renda de Marcos (quanto ele ganha)
o gosto de Marcos em relação à carne

Parece de bom senso considerar o fator gosto em primeiro lugar. Normalmente, esperamos que Marcos priorize nas compras aquilo de que gosta erejeite aquilo de que não gosta. Porém, em geral o gosto das pessoas não se altera com muita freqüência. Assim, se quisermos entender por que as compras de carne por Marcos variam (na semana retrasada ele havia comprado mais, agora reduziu), teremos que priorizar os outros fatores. Entre eles, a maior influência é exercida pelo preço da carne, que se altera com certa freqüência. De fato, observamos,para a grande maioria dos produtos, que o comportamento da demanda segue de perto a evolução dos preços dos bens e serviços.

Evidentemente, todos os fatores são importantes, mas o preço acaba sendo a maior explicação para as variações de curto prazo na decisão de Marcos de comprar ou não e, principalmente, de quanto comprará de cada bem ou serviço. Por isso, em Economia consideramos o preço como ofator que exerce maior influência nessas variações.

No tocante ao preço, podemos imediatamente adivinhar qual será o comportamento de Marcos ou de qualquer outro consumidor. Independentemente de qual bem ou serviço estamos falando, sabemos que ele aumentará suas compras se o preço baixar e reduzirá as compras se o preço aumentar. Esse comportamento é o mesmo, quer estejamos falando de um cidadãorico, pobre ou de classe média: preços maiores levam a reduzir as compras e preços menores provocam aumento nas quantidades compradas.

Esse comportamento imutável dos consumidores, em qualquer economia de mercado, é chamado Lei da Demanda: os preços e as quantidades demandadas movem-se em sentido oposto, ou seja, a queda de um leva ao aumento do outro, e vice-versa.

LEI DA DEMANDA: se o preço deum bem ou serviço aumenta, a quantidade demandada diminui; quando o preço cai, a quantidade demandada sobe.

Por que podemos estar certos de que isso ocorre sempre? Por uma razão simples: cada consumidor tem um orçamento fixo, ou seja, sua renda não se altera do jeito que ele quer. Marcos pode ser um assalariado, um autônomo, um sitiante, um empresário ou um aposentado. Em todos esses casos, ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microeconomia Apostila Oferta e Demanda
  • Microeconomia elasticidade da demanda e oferta
  • Microeconomia; deslocamento das curvas oferta e da demanda
  • aula microeconomia: oferta x demanda
  • Introdução à Microeconomia/Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
  • Aula-tema 2 : microeconomia: demanda, oferta e equilíbrio de mercado
  • Microeconomia
  • Microeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!