Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

MICROBIOLOGIA é o estudo dos microrganismos, isto é, são as formas de vida que só podem ser vistas com o auxílio do microscópio. Elas incluem Bactérias, Fungos, Protozoários, Algas e Vírus. Os microrganismos foram descritos pela primeira vez por um holandês chamado Antoni van Leeuwenhoek (1673), através de suas observações, “o comerciante alemão e cientista amador Antoni vanLeeuwenhoek foi, provavelmente, o primeiro a realmente observar microrganismos vivos através de lentes de aumento” (TORTORA, 2008, p.6). Somente quando Louis Pasteur, considerado o Pai da Microbiologia, em 1861, através de estudos e observações descobriu como elas se multiplicavam e causavam doenças e, Heinrich Hermann Robert Koch, em 1870, descobriu como colori-las e mantê-las vivas em uma espécie degeleia que ele mesmo criou, podendo ser observadas por mais tempo e de formas diferentes, permitiram com isso um conhecimento mais aprofundado e completo, fundando-a como ciência e disciplina.
A palavra MICROBIOLOGIA (introduzida em 1899) vem da junção do elemento de composição grego mikrós (que significa pequeno), e biologia (grego bíos, vida + grego lógos, estudo, tratado).
Quanto ao estudo dosdiferentes tipos de microrganismos, a microbiologia divide-se em Bacteriologia que estuda as bactérias, a Virologia que se dedica aos estudos dos vírus, a Micologia que estuda os fungos, e a Ficologia que estuda as algas.
* Existem muitos campos de aplicação da microbiologia e nos deteremos na Microbiologia médica que estuda os microrganismos patogênicospara o homem. Este campo de aplicação está relacionado com o controle e prevenção das doenças, associado, portanto às práticas assépticas, antibioticoterapia, quimioterapia e imunização, bem como com a epidemiologia e os métodos de diagnóstico das doenças infecciosas.

Microscópios

Microscópio óptico de Antoni van Leeuwenhoekhttp://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Microsc%C3%B3pio_%C3%93ptico

Utiliza luz visível como fonte de iluminação; não pode dar resolução a estruturas menores que 0,2 f.Lm; a amostra aparece contra um fundo brilhante.
http://www.brasilescola.com/biologia/microscopia.htm
Emprega um feixe luminoso polarizado permitindo estudar certos aspectos da organização molecular.
Microscópio óptico de polarização.http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Microscopia+De+Polariza%C3%A7%C3%A3o&lang=3

Utiliza um condensador especial, contendo um diafragma anular. O diafragma permite que a luz direta passe através do condensador, focalizando a luz na amostra e em uma placa de difração na lente objetiva. Os raios de luz direta e refletida ou difratada são reunidos para produzir a imagem. Não é necessária coloração.
Microscópio invertido,para campo claro e contraste de fase.
http://www.biosystems.com.br/produto/id/microscopio-invertido--para-campo-claro-e-contraste-de-fase--3500
Utiliza um feixe de elétrons ao invés de luz.
Microscópio eletrônico de transmissão
http://www.neurofisiologia.unifesp.br/eletronica.htm
Utiliza uma fonte de luz ultravioleta.
Microscópio de fluorescênciahttp://www.uc.pt/fmuc/investigacao/LabBCAR/Equipamento/Fluorescencia
Fonte: TORTORA, Gerard T.; FUNKE, Berdell R.; CASE, Christine L. Microbiologia, 8.ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2008, p.60-2
BACTÉRIAS

Bactérias são organismos microscópicos formados por uma única célula (unicelulares). Existem bactérias por todo o planeta, seja na água, no solo ou em ambientes altamente hostis, como lixo radioativo, em áreas profundas da crostaterrestre ou no pH altamente ácido do nosso estômago. A maioria das bactérias não causa doenças, porém, um pequeno número é responsável por infecções comuns na prática clínica.
Existem aproximadamente 100 trilhões de bactérias no intestino, representando de 400 a 1.000 espécies. O conjunto de bactérias que habitam o trato gastrointestinal é chamado de microbiota. Essas bactérias possuem a...
tracking img