Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS








PREPARO DE MATERIAIS E MEIOS DE CULTURA










CHAPECÓ-SC, SETEMBRO DE 2013.









PREPARO DE MATERIAIS E MEIOS DE CULTURA







CHAPECÓ-SC, SETEMBRO DE 2013.



SumárioRESUMO
Obter informações referentes a cuidados necessário para a utilização do láboratório de microbiologia, desde a limpeza aos cuidados individuais. Por motivos de envolver microorgaismos, bactérias, fungos entre outros. Os métodos são recomendados pela ANVISA.
As técnicas utilizadas foram embalar os objetos de labratório para a esterelização adequada de cada, onde é mostrado a esterelização emCalor Úmido. Mostrando que, é necessario mostrar para onde devera ser aberta a embalagem com uma seta, sendo obrigatório o nome de quem embalou e a data da esterilização.
A maneira de obter meios de cultura por meio sólido, e semi-sólido. Pois tem várias finalidades para a microbiologia como de enriquecimento da espécie desejada, indicadores ou diferenciais, seletivos, seletivos indicadores.Palavras chaves: Meio de culturas, EPI’s, tecnicas de segurança.











INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem apresentar as principais e básicas informações, métodos e meios de cultura, que são necessárias para o trabalho, manuseio e devida utilização de outros materiais no laboratório.
Mostrando também EPI’s e EPC’s que devem ser utilizados da melhor maneira, para quenão ocorra contaminação bacteriológica e também para que a amostra analisada não sofra alteração. Quais são os procedimentos corretos para limpeza e esterilização de todos os instrumentos de trabalho e qual é mais eficiente em determinadas condições.
Como todos os seres vivos, os micro-organismos necessitam de nutrientes apropriados ao seu desenvolvimento, assim como condições físicas ou ambientaisfavoráveis. Quando cultivados em laboratório, estas necessidades devem ser supridas. Para tal são preparados os meios de cultura onde encontra-se o ambiente propicio para a procriação dos mesmos usados em analises. É necessário também conhecer a diferença de cada meio de cultura, conhecer qual é o mais apropriado para cada ocasião e para cada micro organismo estudado.












2.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Introdução a Microbiologia.
“ A ciencia da microbiologia abrange dois temas: (1) o entendimento dos processos básico da vida, e (2) aplicação de nosso entendimento da microbiologia para benefício da humanidade(...) As células microbianas podem crescer em meios de culturas artificiais, atingindo densidade extremamente altas” ( MADIGAN,M.T. it aL. Microbiologia deBrock pg. 2, ano 2010)
Uma incógnita que os pesquisadores tinham era como surgem microorganismo em locais onde aparentemente pareciam frescos . Isto chamou atenção de Louis Pasteur, que demonstrou que os organismos vivos não eram gerados espontaneamente a partir de matérias inanimada. O trabalho de Pasteur nessa área levou muitas das técnicas básicas centrais à ciência de microbiologia, incluindoconceitos e esterilização.Contudo Pasteur desenvolveu as vacinas contra as doenças de antraz, cólera aviaria e raiva. ” ( MADIGAN,M.T. it aL. Microbiologia de Brock pg. 13, ano 2010)
A população morria com doenças causadas por germes pela falta de conhecimento deste, onde o cientista Koch optou com metas no seus estudos, assim com o passar do tempo desenvolveu o postulado de Koch para provarque um microorganismo específico causa uma doença especifica. Que após o isolamento do patogênico suspeito em uma cultura pura, uma cultura laboratorial do organismo deve ser capaz tanto de iniciar a doença como ser recuperada pelo animal doente. O estabelecimento das condições correta para o cultivo dos patógeno é essencial, pois do contrário, este será perdido. Este postulado serve também...