Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vírus
[pic]
Não possuem estrutura celular (partícula); São incapazes de produzir ATP; Parasita intracelular obrigatório; Não possuem vida própria; São hospedeiros específicos; Inativos em alimentos; Visualização ao microscópio eletrônico; Causam doenças no homem, plantas e animais.

Tamanho: 20 a 300 nanômetros;

Material genético: DNA ou RNA.

Definição: Parasitas intracelularesobrigatórios.

Constituição: Proteína e ácido nucléico (DNA OU RNA), sendo assim um núcleo-proteína circundada por um capsídeo protéico ou por revestimentos chamados invólucros.

Forma: Têm diferentes formatos.

Tipos: Retrovírus (RNA – material genético), Adenovírus (DNA - material genético).



Retrovírus
[pic]
Também chamados de Rnavírus, formam a família dos Retroviridae e caracterizam-sepor terem um genoma constituído por RNA simples. Por não possuírem DNA (é o DNA que origina o RNA), os retrovírus realizam uma etapa na invasão celular denominada retrotranscrição, através da enzima transcriptase reversa.

O processo de vida dos Retrovírus: O vírus é levado (por algum meio) até uma célula compatível com seus sítios de ligação.

Absorção: O vírus adere à célula hospedeira.Injeção: O vírus injeta seu RNA e enzimas virais dentro da célula hospedeira.

Eclipse: O vírus, através da enzima transcriptase reversa, sintetiza DNA a partir de seu RNA, e liga esse DNA ao DNA da célula hospedeira. (esquematizado a seguir). O Processo de retrotranscrição, no qual age a enzima viral transcriptase reversa que produz DNA a partir do RNA viral. Esse DNA se liga ao DNA celular, ecomeça a comandar a produção de novos RNAs virais (II, o processo de transcrição). Ainda durante o Eclipse, o DNA celular produz as proteínas e outras substâncias da cápsula viral; Liberação: os novos retrovírus formados dentro da célula hospedeira saem dela. Esse processo pode ser lítico (quando, devido ao grande número de vírus, a célula se rompe) ou lisogênico (os vírus saem da célula semrompê-la).

Adenovirus

[pic]
São grupos de vírus muito freqüentes de genoma de DNA duplo (dupla hélice). Não possuem envelope bilipídico e são extremamente resistentes. Há mais de 40 sorotipos, e a infecção com um não dá imunidade contra os outros. São infecções mais freqüentes nas crianças, mas também afetam adultos, principalmente os pais e irmãos mais velhos das crianças, os pediatras eenfermeiros. São também freqüentes nos recrutas militares e nos acampamentos e campos de férias. A infecção é por contaminação com detritos fecais ou mais raramente secreção de outros órgãos.

Causam várias doenças como:

Gastroenterites: Com vômitos, diarréia, dor abdominal e náuseas. Benigna: dar água abundante com sal e açúcar.

Conjuntivite: Um tipo de inflamação do olho (porção branca do olhofica vermelha). Benigno: Geralmente contraído em piscinas ou tanques de água partilhados por muitas crianças. Faringiteou fangotraqueíte benigna pneumonia e hepatite em imunodeprimidos (receptores de transplantes, doentes com SIDA/ AIDS). Muitas infecções são assintomática ou leve, mas com multiplicação e dispersão do vírus.

Principais vírus de importância em alimentos

Vírus Bacteriófagos:Problemáticos em indústrias que trabalham com microrganismos úteis.

Vírus Patogênico: Hepatite A e E, retrovírus,vírus do Norwalk, poliomielite.

Vírus Entérico: Retrovírus e vírus de Norwalk.

Hepatite A

Agente Etiológico: Vírus da hepatite A.

Transmissão: ORAL – FECAL

Veículos propagação: Água e alimentos

Reservatório: Homem e primatas.

Período de Incubação: De 10 a 50 dias(média 25 dias).

Sintomas: Febre, mal-estar, astenia, anorexia, náuseas, dores abdominais, icterícia.

Alimentos Envolvidos: Mariscos, água e qualquer alimento contaminado pelo vírus da hepatite A.

Material a ser coletado: Fezes, urina e sangue.

Fatores que contribuem para a ocorrência de surtos: Trabalhadores infectados que manuseiam os alimentos, falta de higiene pessoal, cozimento...
tracking img