MICROBIOLOGIA: STAPHYLOCOCCUS AUREUS STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE NEISSERIA GONORRHOEAE

1474 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO

As bactérias são os seres vivos mais simples do ponto de vista estrutural, e de menor tamanho. Elas são microorganismos unicelulares, procariontes e algumas causam doenças.
Este trabalho visa o conhecimento sobre a morfologia, o modo como se apresenta, os métodos de coloração, os sinais e sintomas, as amostras clínicas e as patologias associadas às bactérias Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Neisseria gonorrhoeae.
Desta forma, esta pesquisa em conjunto com outros aprendizados ajudará na capacidade de diagnóstico e também no tratamento das patologias causadas por estas bactérias.

STAPHYLOCOCCUS AUREUS

Staphylococcus aureus é uma bactéria, cuja espécie é uma das patogênicas mais comuns e a mais virulenta de seu gênero. Tem forma esférica (cocos) e forma grupos com aspecto de cachos de uva. É conhecida também como “estafilococo dourado”, por apresentar uma cor amarelada devido aos carotenóides que ela produz. Cerca de 15% das pessoas são portadoras da Staphylococcus aureus, na pele ou nasofaringe e sua infecção é frequentemente causada por pequenos cortes na pele.

As toxinas, que são proteínas produzidas e liberadas ou expostas à superfície pela bactéria e cuja atividade é destrutiva para células humanas, que a Staphylococcus aureus possui em comum com outros estafilococos são: cápsula, proteína A, toxina alfa, toxina beta, toxinas esfoliativas, enterotoxinas e toxinas da síndrome do choque.

O método de coloração utilizado para a identificação desta bactéria é a coloração do tipo Gram e através desta a Staphylococcus aureus absorve corantes, adquirindo a cor roxa, e, portanto, se apresentando como um coco gram-positivo.

Normalmente as infecções causadas pela S. aureus não apresentam sintomas, podendo a bactéria permanecer durante anos incubada.

As amostras clínicas utilizadas para o reconhecimento desta bactéria variam desde culturas comuns, como o Agar sangue

Relacionados