Microbilogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- Campus Colorado do Oeste
Discente: Priscila Karoliny
Disciplina: Microbiologia

Epidemiologia das infecções bacterianasEpidemiologia é uma ciência que estuda quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes, e determinantes, nas populações humanas.
As infecções bacterianas podemser divididas em dois grandes grupos: exógenas e endógenas.
Infecção exógena é causada por microrganismos adventícios que estavam presentes anteriormente no organismo hospedeiro.
Infecçãoendógena é aquela causada por microrganismos que já estavam presentes no organismo hospedeiro, sendo, portanto uma auto-infecção.
A via de transmissão da infecção pode ser através de das seguintes formas comocontato direto, onde as doenças veneras são transmitidas por contato imediato. Vetores em que os que se destacam são os ácaros e as pulgas que transmitem a riquetsioses e a peste bubônica. A poeira,no entanto ela não ocorre com tanta freqüência, mas pode ser de grande importância em algumas situações. Os alimentos também é um grande transmissor de bactérias, podendo também ser veiculo de toxinasbacterianas que causam intoxicações alimentares.
Outra forma de transmissão é pelo solo, que se limita ao tétano e à gangrena gasosa. Esses agentes vivem no solo em forma de esporos, que são formasde resistência, ou seja, eles ficam num tipo de dormência quando o solo não esta propicio para ele, com um tempo eles “acordam”.
As portas de entrada da bactéria podem ser pela pele, por vetores esolo; mucosas, contato; vias aéreas superiores, gotículas e poeira; e por via oral, alimentos.
As diferenças entre infecção e doença são: Denomina-se infecção a multiplicação da bactéria no organismodo hospedeiro.
Denomina-se doença a infecção acompanhada de manifestações clínicas.
Infecções hospitalares ou nosocomial são muito frequentes, esse termo se se refere a infecções adquiridas por...
tracking img