Papa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A citologia em base-líquida tem sido considerada importante alternativa para o ganho de sensibilidade do exame de Papanicolaou.
Esta técnica tem como princípio transferir todomaterial celular coletado para um meio líquido, que tem a propriedade de preservar as estruturas morfológicas e as moleculares, como as proteínas e os ácidos nucléicos.
Para a preparação dalâmina citológica, o material é submetido a processos técnico-laboratoriais, como homogeneização e filtragem, que visam retirar hemácias, debris, muco e infiltrado inflamatório.
Comisso, para a análise citopatológica, o espécime na lâmina se apresenta bastante fino e uniforme, quase em monocamada e com distribuição celular homogênea. Dessa forma, a citologia em baselíquida deve ser considerada como o aprimoramento do preparado convencional para o estudo microscópico e a identificação das lesões do colo uterino seguindo os atuais padrõesmorfológicos. |
 
-------------------------------------------------
Principais Vantagens
* Ganho de sensibilidade: menor perda de material coletado e melhor distribuição das células;
*Citologia em monocamada e com fundo mais limpo;
* Permite a realização do teste de Captura Híbrida a partir da mesma amostra;
* Redução de falsos negativos em até 20%;
*Redução de casos insatisfatórios em até 40%;
* Sensibilidade de até 86,7% em Lesões de Baixo Grau - contra 63,6% na técnica convencional.

A realização do DNA-HPV associado à citologiaem base líquida está disponível no IPOG através da Captura Híbrida e do sistema DNA-CITOLIQ, que permite através de uma só coleta realizar ambos os testes. Após a realização do exame, aamostra fica armazenada em condições adequadas por 30 dias, permitindo que seja solicitado o teste de Captura Híbrida para HPV dentro desse prazo, sem necessidade de nova coleta.
tracking img