Micoses superficias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Micoses Superficiais, Cutâneas e Subcutâneas
________________________________________
As micoses podem ser divididas em: - Micoses superficiais: limitadas às camadas mais externas da pele e do cabelo. - Micoses cutâneas: envolvem as camadas mais profundas da epiderme e seus tegumentos, o cabelo e as unhas. - Micoses subcutâneas: envolvem derme, tecidos subcutâneos, músculo e fáscia.Micoses Superficiais
Suscitam pouca ou nenhuma resposta imune do hospedeiro, não sendo combatidas por ele. Assim, são assintomáticas, de maneira que interessam mais à área de cosméticos. São fáceis de diagnosticar e tratar.

1) Ptiríase Versicolor (Malassezia furfur)
Os fungos causadores são leveduras lipofílicas, que se alimentam do sebo presente na pele. As células leveduriformes podem sermisturadas com hifas curtas e ocasionalmente ramificadas. Acontece principalmente em regiões tropicais e subtropicais. Acomete principalmente adultos jovens. É transmitida através de transferência direta ou indireta do material queratínico infectado de uma pessoa para outra. As lesões são pequenas máculas hipo ou hiperpigmentadas, assintomáticas, localizadas principalmente na parte superior dotronco, braços, tórax, ombros, face e pescoço. As lesões são irregulares, com manchas bem demarcadas de descoloração, as quais podem surgir e ser cobertas por uma escama fina. Em pessoas de pele negra, as lesão têm aspecto mais branco, enquanto que em pessoas de pele mais claro o aspecto das lesões é castanho-claro ou rosado. As lesões fluorescem com uma cor amarelada quando expostas à “lâmpada deWood”, o que é uma forma de diagnóstico laboratorial. No entanto, isso pode não acontecer se o tratamento já se houver iniciado. Normalmente é uma doença crônica e persistente. Tratamento: azóis tópicos ou shampoo com sulfeto de selênio. Para infecção mais disseminada, usa-se cetoconazol ou fluconazol por via oral.

2) Tinea Nigra (Hortaea wernickii)
Feoifomicose superficial causada por fungonegro. Composto por hifa demaciácea muitas vezes ramificada. Artroconídios e células alongadas com brotamento também podem estar presentes. Acontece em região tropical ou subtropical, sendo mais prevalente na Ásia, África e América do Sul. É contraída por inoculação traumática do fungo nas camadas superficiais da epiderme. As crianças e os adultos jovens são os mais afetados, principalmente os do sexofeminino. Caracteriza-se por mácula solitária, irregular, pigmentada (de cor castanha a negra), geralmente na palma das mãos ou sola do s pés. Não escamação ou invasão dos folículos pilosos e a doença não é contagiosa. É importante fazer o diagnóstico diferencial dessa micose, pois pode parecer grosseiramente com um melanoma maligno. O tratamento é tópico (pomada de Whtfield, cremes azóis eterbinafina).

3) Piedra Branca (gênero Trichosporon – T. inkin, T. asahii, T. beigelli, T. mucoides)
São fungos leveduriformes que causam infecção superficial do pêlo. Apresenta, hifas, artroconídios e blastoconídios. Acontece principalmente em regiões tropicias e subtropicais, estando relacionada a condições de falta de higiene. Acomete os pêlos das regiões axilares e da virilha. O fungo cresceem torno da haste do pêlo e forma um nódulo branco a castanho ao longo dos fios de cabelo. Os nódulos são macios e pastosos, podendo ser facilmente removidos quando puxados em direção à ponta do fio pelo polegar e dedo indicador. Não danifica a haste do pêlo. Tratamento: higiene e depilação dos pêlos afetados; azóis tópicos.

4) Piedra Negra (Piedraia hortae)
Causada por um bolor pigmantado(castanho a negro avermelhado). Afeta os pêlos principalmente do couro cabeludo e é assintomática. Não é uma micose muito comum e relaciona-se à falta de higiene, acontecendo principalmente na América Latina e África Central. É caracterizada pela presença de pequenos nódulos negros que ficam em torno da haste do pêlo. Tratamento: corte de cabelo e lavagens regulares apropriadas.

Micoses...
tracking img