Micologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
as micoses desenvolvem-se na pele, no couro cabeludo e nas unhas, áreas mais úmidas e ricas em queratina, que se transformam no habitat ideal para os fungos se desenvolverem. Micoses exigem tratamento prolongado e persistente, sob a orientação de um médico dermatologista. A melhor forma de preveni-las é cuidar da higiene e evitar situações que possam favorecer a infecção por fungos.candidose 
– A primeira micose é a candidose (imagem 01), popularmente conhecida como sapinho. Causada por um fungo – a cândida – caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas bolas brancas que podem formar placas principalmente na língua, mas também nos lábios e, às vezes, fora da boca.
A cândida é um fungo oportunista, normalmente encontrado em nossa boca, intestinos e nas vaginas dasmulheres. Ela pode desenvolver-se porque a criança teve uma diarreia e colocou a mão contaminada na boca, ou porque o bico do seio, as mãos da mãe ou algum objeto (bico da mamadeira, chupeta) estão infectados. Portanto, a doença tem caráter endógeno, isto é, sua origem está no próprio organismo da criança, ou caráter exógeno porque pode ser adquirida pelo contato com alguma superfície contaminada. Porisso, é importante esterilizar bicos de mamadeira e chupetas e prestar atenção nos brinquedos que a criança põe na boca

candidose angular
A boqueira, ou candidose angular, acomete não só as crianças, mas também os adultos, principalmente os idosos, porque os cantos da boca vão caindo com o tempo. O excesso de saliva acumulado no ângulo formado pelos lábios superior e inferior e, muitas vezes,provocado pelo uso de aparelhos ortodônticos ou próteses dentárias mal ajustadas favorece o aparecimento dessa infecção também causada pela cândida presente na boca e que tem preferência por ambientes úmidos.

PARONÍQUIA
Tanto as crianças quanto os adultos podem desenvolver paroníquia, ou seja, um tipo de candidose que se manifesta na cutícula em volta da unha. A imagem 02 mostra essa infecçãono segundo e no quarto dedo, que estão bastante inchados. Diferente da micose de unha, na paroníquia, a cândida afeta primeiro a cutícula e só mais tarde provoca alterações na unha.
Crianças que vivem com o dedo na boca e adultos que lidam muito com água são os pacientes de risco. Por isso, estão predispostas a ter unheiro as donas de casa que trabalham sem luvas e ficam com as mãos úmidas porlongos períodos.

TINHAS
 São as tinhas, micoses que se manifestam tanto nas crianças quanto nos adultos. Elas acometem frequntemente o couro cabeludo das crianças, provocando queda de cabelos na área afetada. Nas imagens 03A e 03 B, aparece uma lesão típica da tinha com bordos regulares e descamação de pele.
Os pais sempre perguntam como a criança pegou esse tipo de micose. Pegou de outracriança ou de animais de estimação que vivem dentro da casa. Por isso, é importante verificar se o cachorro da família apresenta falhas de pêlo.
Embora adultos raramente tenham a doença, pessoas com AIDS ou com o sistema imune debilitado por qualquer outro motivo podem apresentar esse tipo de infecção fúngica.
tinha crural
Como a infecção fúngica pode passar pela água contaminada, a pessoa que nada efica com o calção ou maiô molhado por muitas horas está mais sujeita a desenvolver essa micose na virilha. Na verdade, até mesmo quem não faz natação pode ser infectado. Diferentemente da cândida, um fungo que habita nosso corpo normalmente, as tinhas são transmitidas por fungos que estão no ambiente externo e infectam nossa pele.
O tratamento é simples e deve ser mantido por duas ou trêssemanas para evitar que a micose se instale novamente. O problema é que, muitas vezes, é abandonado antes do tempo, porque a lesão costuma melhorar em dez dias e as pessoas acham que estão curadas.
pé de atleta ou frieira
Comumente chamada de frieira ou pé-de-atleta, a micose que aparece entre os dedos dos pés é de resolução demorada, porque geralmente o pé está úmido e umidade é um elemento...
tracking img