Michele Pedagogia Maio De 2012 28

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA








MICHELE LIBANO GARCIA


Educação de Jovens e Adultos: Um Desafio





















Rio de Janeiro
2012
MICHELE LIBANO GARCIA


Educação de Jovens e Adultos: Um Desafio








Trabalho de conclusão de curso apresentado àUniversidade Estácio de Sá, como requisito parcial
para a obtenção do grau de licenciada em Pedagogia.
Orientador: Prof.Or. Ana Claudia Parga de Oliveira.

















Rio de Janeiro
2012



























Agradeço primeiramente a Deus, que sempre esteve ao meu lado em todos os momentos da minha vida.
Aos meus pais que de certa forma contribuíram para que essesonho se realizasse, me ensinando a vislumbrar os valores e as virtudes da vida.
Ao meu marido que me incentivou, apoiou, acreditou e me fez acreditar, que eu tinha capacidade para conquistar esta importante vitória em minha vida profissional, me auxiliando também financeiramente no final deste curso.















AGRADECIMENTOS





Aos professores e amigos que fiz durante o curso, efora dele também pela verdadeira amizade que construímos; em particular aqueles que estiveram sempre ao meu lado, por todos os momentos que passamos durante esses quatro anos, meu especial agradecimento. Sem vocês essa trajetória não seria tão prazerosa!
Um agradecimento especial para minha orientadora, pelo ensinamento, compreensão, apoio e dedicação dispensados no auxilio a concretizaçãodesse trabalho de conclusão de curso.
E a todos que, direta ou indiretamente, me ajudaram na construção deste trabalho deixo o meu eterno agradecimento e o meu carinho.



















































“A única coisa que se coloca entre um homem e o que ele quer na vida normalmente é simplesmente a vontade de tentar aquilo e a fé para acreditar que aquilo é possível.”(Richad M. Devos)










RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo mostrar que “Educação de Jovens e Adultos” requer novas e dinâmicas práticas pedagógicas, a partir do reconhecimento dessa modalidade de ensino como específica e não assistencialista. O aluno jovem e adulto chega à sala de aula repleto de teorias, explicações e hipóteses. Sua família, sua religiosidade, suacomunidade, seu trabalho, permitem-lhe construir um sem número de saberes. Cabe ao professor da E.J.A. bem capacitado descobrir qual é esse corpo de conhecimentos, feitos de experiência e percepção, para a partir deles, convidar seus alunos a acederem outras formas de pensar, explicar, fazer, agir. Transformar a sala de aula da E.J.A. em um espaço de reflexão e crítica depende muito dasmetodologias a serem usadas. Faz-se necessário um olhar mais atento às metodologias! Faz-se necessário sempre partir do princípio que educar jovens e adultos é muito diferente de educar crianças; exige caminhos próprios, metodologias capazes de compreender que a vida adulta já carrega por si só, múltiplas experiências, direitos e deveres já apreendidos e que não podem ser ignorados. Acredita-se queas discussões sobre a E.J.A. devem priorizar as seguintes temáticas: a necessidade de se estabelecer um perfil mais aprofundado do aluno, a visão mais detalhada de sua realidade social, o repensar dos currículos com metodologias e materiais didáticos mais adequados e, por fim, a formação de professores de acordo com a especificidade. Chegou-se ao entendimento da importância do pedagogointegrar o corpo profissional da área da educação, pois poderá contribuir com a melhoria do acesso à Educação de Jovens e Adultos por parte das pessoas que a ela recorrem e assim no processo de inclusão social destas, como também, na identificação e intervenção sobre os problemas sócio-educacionais enfrentados por elas.


Palavras chave: Educação. Pedagogo. Jovens e Adultos.
SUMÁRIO


1....
tracking img