Michel foucault

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Michel Foucault
Metafísica do Poder

O conceito de poder é central dentro da obra de Michel Foucault. Para o autor, o poder não é algo que se possa possuir. Portanto, não existe em nenhuma sociedade divisão entre os que têm e os que não têm poder. Pode-se dizer que poder se exerce ou se pratica. O poder, segundo Foucault, não existe. O que há são relações, práticas de poder. – há as chamadasmicro práticas do poder. “De modo geral, penso que é preciso ver como as grandes estratégias de poder se incrustam, encontram suas condições de exercício em micro-relações de poder. Mas sempre há também movimentos de retorno, que fazem com que estratégias que coordenam as relações de poder produzam efeitos novos e avancem sobre domínios que, até o momento, não estavam concernidos.”

Síntese doAluno

O poder é baseado em micro práticas, ou seja, vem desde as mais simples funções até os altos cargos, diferente do Marxismo que se dá; você é o que consome, ou o que profissão se baseia, para Foucault desde as mais simples tarefas são importantes e influentes dentro da sociedade.



Vigiar e Punir

A punição e a vigilância são poderes destinados a educar (adestrar) as pessoas para queessas cumpram normas, leis e exercícios de acordo com a vontade de quem detêm o poder. A vigilância é uma maneira de se observar à pessoa, se esta está realmente cumprindo com todos seus deveres – é um poder que atinge os corpos dos indivíduos, seus gestos, seus discursos, suas atividades, sua aprendizagem, sua vida cotidiana. A vigilância tem como função evitar que algo contrário ao poderaconteça e busca regulamentar a vida das pessoas para que estas exerçam suas atividades. Já a punição é o meio encontrado pelo poder para tentar corrigir as pessoas que infligem as regras ditadas pelo poder e ela também é o meio ilidir que essas pessoas cometam condutas puníveis (através da punição as pessoas terão receio de cometer algo contrário às normas do poder).
Segundo Foucault para economia dopoder seria mais rentável e mais eficaz vigiar do que punir. Isso pode ser facilmente observado se pegarmos o panoptismo como exemplo, pois é muito mais barato vigiarmos as pessoas para que estas não infrinjam as leis, do que posteriormente puni-las, pois na punição terá que ser gasto muito dinheiro para que a pessoa que infringiu a lei seja re-sociabilizada (reeducado).


Panoptismo: Opanoptismo, é uma estrutura organizacional de controle de ações que o sujeito, sentindo-se vigiado, acaba por instituir a disciplina institucional. Exemplo: Disciplina Escolar.



Síntese do Aluno

A ideia de Foucault vem de que se prezam mais a reeducação do cidadão do que a punição, pois além de mais barato, e rentável ao Estado, é uma maneira de re-sociabilização, criando assim uma sociedade maisamigável e sem grandes indicies de delitos.



Marcuse

A sociedade industrial moderna impõe uma racionalidade tecnológica, de dominação e opressão em massa, de controle das consciências humanas. O homem que se encontra inserido na sociedade do artificialismo não é livre, ao contrário, é um ser autômato, incapaz de se opor ao sistema do aparato tecnológico. Há uma satisfação das necessidadesfalsas, que ocasiona a denominada "mecânica do conformismo". O presente trabalho busca reproduzir a teoria social crítica, desenvolvida por Herbert Marcuse, sobre a nova ideologia da sociedade tecnológica avançada. Baseia-se em Sociedade Unidimensional. Dominação. Aparato tecnológico. Direitos e liberdades individuais. Mecânica do conformismo.

Síntese do Aluno

Impõe a industrialização acima do homem, o homem só é completo se tiver todos os aparatos tecnológicos, pois senão estará preso em outro mundo. Hoje baseados em tecnologia o homem só está preenchido integralmente se tivera todos esses ao seu dispor, é a dominação imposta pela máquina que ele próprio criara.



Adorno Horkheimer

Mídia, racionalidade e formação

 A mídia é o novo elemento de forte influência no...
tracking img