Michael

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



CENTRO DE ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE DO MARANHÃO







REWLLYSON MARDSON LOPES DE JESSUS





RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA





São luis-MA
2013





REWLLYSON MARDSON LOPES DE JESSUS









RELATÓRIO DE ESTAGIODO CURSO DE TEC. ELETROMECÂNICA

Relatório apresentado a
Coordenação de Estagio doCemp -MA, como um dos
Requisitos para obtenção do titulo
de técnico em Eletromecânica.










IDENTIFICAÇÃO

DA EMPRESA
RAZÃO SOCIAL :EMPRESA SÃO BENEDITO LIMITADA
CNPJ: 06.253.363/0001-15
ENDEREÇO: RUA GRANDE RECANTO DOS VINHAIS SÃO LUIS-MACEP:65.070-206

NOME DO SUPERVISOR: MAKSON LIMA DO CARMO

DO ALUNO
NOME: REWLLYSON MARDSON LOPES DE JESSUS
CURSO: TEC. EM ELETROMECANICA
TURMA/TURNO: 09/11 MATUTINO
INICIO E TERMINO DO ESTAGIO: 05/03/13 A 19/04/13













INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo apresentar a empresa onde estagiei, a WHB Fundição S/A e as atividadesdesempenhadas na mesma no setor de manutenção elétrica. Apresenta também a importância da manutenção industrial, pois quando falamos da manutenção em uma indústria, seja de sistemas elétricos ou mecânicos, costumamos separá-las em três tipos: corretiva, preventiva e preditiva.
Manuntenção Corretiva: feita apenas quando um equipamento quebra ou pára de funcionar. Em equipamentos de grande importância naplanta industrial, este é um método caro e pouco funcional. Uma parada não programada faz com que a empresa recorra a uma manutenção emergencial, muitas vezes pagando mais caro tanto pelos materiais a serem substituídos quanto pela mão-de-obra. Além disso, esta parada reduz os índices de performance da produção da empresa e podem provocar grandes prejuízos financeiros com atrasos, cancelamentos depedidos etc...

Manutenção Preventiva: Consiste em programar revisões ou troca de componentes baseados no fator tempo de utilização. É muito eficaz para problemas simples, porém não resolve degradações relacionadas a má utilização de componentes ou componentes com vida útil menor do que a esperada. Depende muito dos tempos de utilização adotados para troca (normalmente baseados em estimativas oulevantamentos empíricos), uma vez que se forem subestimados poderão ocorrer problemas no processo e se forem superestimados haverá desperdício na troca de um componente que ainda não chegou ao final de sua vida útil.

Manutenção Preditiva: É a maneira mais inteligente de se realizar a manutenção, porém, devido ao seu custo, é mais aplicável a processos essenciais de uma planta industrial.Consiste em monitorar os parâmetros (elétricos, mecânicos, temperatura, viscosidade de óleos etc...) de forma a ser possível identificar se o sistema está funcionando da maneira correta ou não. Para exemplificar a eficácia deste método, basta dizermos que com ele é possível detectar qual componente de um complexo sistema está com defeito, bem como prever em quanto tempo ocorrerá uma parada se não forfeita uma intervenção. Existem diversas formas (baratas e caras) de se realizar a manutenção preditiva, sendo que sua eficácia dependerá sempre da especialização e conhecimento técnico do pessoal de manutenção envolvido.

Nos últimos tempos, nota-se uma mudança de postura nas indústrias: a manutenção não é mais encarada como um mero gasto, mas sim como um investimento que garante aconfiabilidade da planta e reduz paradas não programadas, que são as grandes vilãs do planejamento de uma indústria.











PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO
Local de Trabalho
Oficina (barracão) de manutenção elétrica.
Matérias disponíveis: bancadas, chaves, amperímetros, multímetros etc.
Funções Exercidas
Como estagiário de Eletromecânica, exerci as seguintes atividades:
Acompanhamento e...
tracking img