Miastenia grave

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TATO
INTRODUÇÃO

É pelo toque que temos as sensações de frio, quente, seco, molhado, percebemos as texturas, formas, volumes e até testamos o coração. O toque nos faz sentir o tato, um dos cinco sentidos humanos, que tem a pele, o maior órgão do corpo, como responsável. O tato tem um caráter de proximidade, por isso desperta tanto sensações físicas como emocionais. "Este é o único sentidoque o ser humano não vive sem", constata o médico dermatologia Gustavo Silva Muniz, da Beneficência Portuguesa de Santos.
E tem razão. Uma pessoa pode viver privada de enxergar, de ouvir, desprovida de olfato e do paladar, mas não consegue sobreviver sem a pele, nosso envoltório por excelência. A pele nos põe em contato com o mundo que nos cerca e tem várias funções como proteção, manutenção datemperatura, defesa imunológica, além da sensorial que atua intimamente em nosso sistema psíquico principalmente sentimentos e emoções.



















TATO

Por toda a pele de nosso corpo existem terminações nervosas livres e terminações nervosas fechadas dentro dos chamados corpúsculos táteis. Há vários tipos de corpúsculos táteis, específicos paradiferente impressões.
A sensibilidade tátil pode ser definida como a sensação originada pelo leve contato do algodão com a pele. É captada pelos corpúsculos de Messner, muito numerosos na ponta da língua e dos dedos. A sensibilidade para a pressão é dada pelos corpúsculos de Vater-Pacini, situados profundamente na derme. São muito numerosos nas polpas dos dedos.
A polpa dos dedos percebe, emmédia, cerca de seis impressões táteis de uma só vez. O alfabeto Braile, que permite aos cegos ler, foi criado levando em conta essa característica. Nesse alfabeto, cada letra é uma combinação de até seis pontos.
Além do tato, a pele registra também diferenças de temperatura e dor. Os corpúsculos de Krause nos permitem sentir frio; os de Ruffini, calor.
A dor resulta de estímulos captados pelasterminações nervosas livres espalhadas por toda a pele. A sensação de dor tem função protetora, pois alerta a pessoa contra ameaças de lesão ao corpo.

A pele é o maior órgão do corpo humano, chegando a medir 2 m2 e pesar 4 Kg em um adulto. É constituída por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si - a epiderme (mais externa, formada por tecido epitelial) e a derme (mais interna,formada por tecido conjuntivo).

Uma vez que toda a superfície cutânea é provida de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos, a pele também é o maior órgão sensorial que possuímos, sendo suficientemente sensível para discriminar um ponto em relevo com apenas 0,006 mm de altura e 0,04 mm de largura quando tateado com a ponta do dedo. Essas terminações nervosasou receptores cutâneos são especializados na recepção de estímulos específicos. Não obstante, alguns podem captar estímulos de natureza distinta. Cada receptor tem um axônio e, com exceção das terminações nervosas livres, todos eles estão associados a tecidos não-neurais.

Nas regiões da pele providas de pêlo, existem terminações nervosas específicas nos folículos capilares e outras chamadasterminais ou receptores de Ruffini. As primeiras, formadas por axônios que envolvem o folículo piloso, captam as forças mecânicas aplicadas contra o pêlo. Os terminais de Ruffini, com sua forma ramificada, são receptores térmicos de calor.
Na pele desprovida de pêlo e também na que está coberta por ele, encontram-se ainda três tipos de receptores comuns:
1) Corpúsculos de Paccini
Captamespecialmente estímulos vibráteis e táteis.São formados por uma fibra nervosa cuja porção terminal, amielínica, é envolta por várias camadas que correspondem a diversas células de sustentação. A camada terminal é capaz de captar a aplicação de pressão, que é transmitida para as outras camadas e enviada aos centros nervosos correspondentes.
2) Corpúsculos de Meissner
Táteis. Estão nas saliências da...
tracking img