Mia couto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contos de Mia Couto.
“A SUA VIDA ME APAGOU. A SUA VIDA ME FARÁ [RE]NASCER” – LEITURA DE “O CESTO”, DE MIA COUTO
O cesto.
Paráfrase: Narrado em primeira pessoa,“O cesto” conta a história de uma mulher que, com o marido hospitalizado e em coma há meses, tem sua rotina marcada pelas visitas que faz ao hospital.Todos os dias ela se submete a um ritual: “passa umaágua pela cara”, “penteia-se com os dedos”,“endireita o eterno vestido”, prepara uma cesta com alguns mantimentos e sai caminho à visita.
Certo dia, em meio a esse ritual, ocorre que ela, aoolhar-se no espelho, depois de muito tempo sem fazê-lo, é tomada por uma série de reflexões, sobre si e sobre a vida que levara ao longo dos anos ao lado do marido; uma vida, vale ressaltar, marcada pelosilenciamento. Depois que desperta dessas divagações, nela surge uma enorme vontade de mudar de vida e de que o marido morra, para poder realizar seus novos desejos. Quando chega ao hospital, “pelamilésima vez”, recebe a notícia que há muito esperava: o marido havia falecido. Mas, no percurso de volta para casa, a personagem, que se sentia “tão preparada”, é tomada por um sentimento não mais dealívio, mas por um “desabar do relâmpago sem chão onde tombar.” Já em casa, cobre novamente o espelho que detonara antes seu desejo de renovação e rasga “as tiras o vestido escuro”. O conto apresenta,portanto, um movimento que vai do relance diante do espelho, que detona o desejo de mudar, à informação de que o marido morreu, que deveria possibilitar a mudança, mas que acaba por levá-la voltar a ser oque era. De um modo geral, o que se percebe, nesse conto, é que a personagem passa por um processo de apagamento, poderíamos dizer, nas relações cotidianas com seu parceiro, que tende a desvalorizarsua auto-estima, apenas recuperada através da vingança.
Analize das personagens: Mulher: Apagada pela rotina de uma vida ligada de um marido no hospital leva uma vida de submissão que depois...
tracking img