Mfcdal

664 palavras 3 páginas
Afagar:

Nivelar, aplainar, desbastar saliências ou alisar madeiras.

Balanço:

Saliência ou corpo que se projeta para além da prumada de uma construção, sem estrutura de sustentação aparente.

Cabos de Suspensão:

Cabo de aço destinado à elevação de materiais e equipamentos.

Deck:

Piso em madeira ripada, geralmente para circundar piscinas, banheiras e represamentos de água ou servir de palco criando desnível.

Edificação:

Obra, construção, do latim "aedificatione", o edificador do latim "aedificatore" e edificante "aedificandi".

Fachada:

Cada uma das faces de qualquer construção, a de frente é denominada fachada principal, e as demais: fachada posterior ou fachada lateral.

Gabarito:

Marcação feita com fios nos limites da construção antes do início das obras. O encontro de dois fios demarca o lugar dos pilares. É feito baseado no trabalho do topógrafo, planialtimetria, RN etc. Também chamada assim a peça que é executada geralmente em compensado ou papel grosso onde é marcada a forma exata que a futura peça irá ter no local, ou irá se encaixar. Em urbanismo, chama-se assim à altura máxima que podem ter os edifícios em determinadas ruas.

Hidráulica:

Refere-se ao sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água numa casa.

Impermeabilização:

Conjunto de providências que impede a infiltração de água na estrutura construída, podendo ser com filme plástico ou por aplicação de camadas de betume ou massa impermeável chamada de manta em geral com 3 mm. Complemento através de proteção mecânica com massa de cimento e areia, lembrar que esses são responsabilidade de fornecimento do contratante.

Junta de dilatação:

Recurso que impede rachaduras ou fendas. São réguas muito finas de madeira, metal ou plástico que criam o espaço necessário para que os materiais como concreto, cimento, etc. se expandam sem danificar a superfície.

Ladrão:

Cano ou orifício de escoamento, situado na parte superior de pias ou

Relacionados