Meusdocumeentos

424 palavras 2 páginas
De fato, administrar significa; planejar: desenhar um programa de ação. O programa deve terunidade, continuidade, flexibilidade e precisão. Organizar: construir a estrutura, material e social, da empresa. Dirigir: dirigir o pessoal. Cada um dos diversos chefes tem os encargos e a responsabilidade de sua unidade , e Controlar: assegurar que tudo está em conformidade com o programa adotado, as ordens dadas e os princípios admitidos. Também é o papel dos gerentes em termo dessas quatro funções. Essas ideias foram divulgadas primeiramente por Henri Fayol, que junto com Frederick e Max Weber, fez parte da escola clássica da administração.
Henri Fayol, autor e criador da Teoria Clássica da Administração, nasceu no dia vinte e nove de julho do ano de 1841, em Istambul. Seus pais eram franceses e André Fayol, seu pai, era contramestre de metalurgia. Ele foi um dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planejar, organizar, comandar, coordenar, e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas.
A partir da Primeira Guerra Mundial, o Fayolismo adquiriu impulso e popularidade, tornando-se conhecido como "uma escola de chefes".
Para o desenvolvimento de cada função, Fayol considera necessário um conjunto de qualidades pessoais. Estas qualidades são: Físicas, intelectuais, morais, cultura geral, conhecimentos especiais e experiência. As importâncias dos elementos constitutivos da capacidade dependem da natureza e a importância da função, bem como, do tamanho da empresa. Se nas empresas pequenas são reduzidas à extensão das capacidades, nas grandes empresas são exigidas inúmeras capacidades, mas como existe a divisão de

Relacionados