Meus

417 palavras 2 páginas
COSTA E SILVA
O que era um regime militar difuso transformou-se numa ditadura que eliminou o que restava das liberdades públicas e democráticas, por isso o governo Costa e Silva se caracterizou.
Costa e Silva assumiu a presidência da República e imediatamente foi melhorando a repressão da policial-militar contra todos os movimentos, grupos e focos de oposição política. Ele acenou a volta da democracia. Mas o presidente justificou a permanência dos militares no poder e a mudança do regime como uma resposta diante do avanço das oposições. Os movimentos e grupos de oposição se responsabilizaram o próprio governo pela situação de instabilidade política vivenciada pelo país.
Surgiu a Frente Ampla, criada por políticos de diversas inclinações, tendo como chefe Carlos Lacerda e o assentimento de Juscelino Kubitschek e de João Goulart. A Frente Ampla apoiava a luta pelo retorno da democracia, perdão por crimes políticos, a escolha de presidente por meio de eleições diretas e a formação de uma nova Constituinte.
-------------------------------------------------
O período de 1968 entrou para a história como o ano dos grandes protestos e das reações violentas por parte do governo.

FIGUEIREDO
O governo do general Figueiredo foi marcado por uma enorme crise econômica e o processo de reabertura política do país. Uma das principais medidas tomadas por esse novo governo foi abolir o sistema bipartidário e realizar a anistia política dos militares e perseguidos políticos.
Na área econômica, o governo Figueiredo sofria com as mazelas econômicas geradas pelo fim do “milagre econômico”. Para superar as mazelas econômicas herdadas, o novo ministro lançou o “III Plano Nacional de Desenvolvimento”. O pacote econômico acabou não surtindo efeito, pois nesse período a recessão da economia mundial barrava a obtenção de novos empréstimos.
Em meio à crise econômica diversos grupos políticos se mobilizaram em favor da

Relacionados