Meus

2955 palavras 12 páginas
Análise e Relatório do Filme Stealing Heaven (Em nome de Deus)
" Tua voz, que sempre me sujeitou aos seus encantos, conservava até nos murmúrios sonoridades tão quentes, acentos tão cheios de ternura que eu chorava de satisfação com a cabeça apoiada ao teu peito. "
(De Héloïse para Abélard - século XII)

APRESENTAÇÃO

A presente dissertação volta seu foco de interesse na análise e produção do relatório do filme, Stealing Heaven, lançado no Brasil com o nome de “Em nome de Deus”, do diretor Clive Donner, de 1988.
No século XII, Abelard, representado pelo ator Derek De Lint, um respeitado filósofo e professor em Paris, é contratado para ser o tutor de Heloise, representado pela atriz Kim Thomson. Rapidamente eles se apaixonam, mas precisam manter seu relacionamento escondido de todos porque Abelard está comprometido com o celibato. Até a descoberta de seu romance, fogem e tem um filho, Astrolábio, casam-se em segredo em uma capela de Notre Dame sem troca de alianças ou beijo, mas por conta da pressão da sociedade, em relação às chacotas para o tio de Heloise, este decide castigar Abelard, mandando arrancar seu órgão sexual, que por sua vez resigna-se e aceita essa provação “Em nome de Deus”, volta-se a Igreja e pede a Heloise que faça a mesma coisa.
Assim, o filme retrata um pouco da sociedade medieva, onde o Santo Ofício mantém as rédeas da sociedade, subjugando os desejos individuais, e onde vemos o nascimento da universidade e o afloramento da filosofia.

1. DADOS GERAIS

1.1 Ficha Técnica:

Título no Brasil: Em nome de Deus
Título Original: Stealing Heaven
País de Origem: Inglaterra / Iugoslávia
Gênero: Romance
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 1988
Direção: Clive Donner
Produção: Andros Epaminondas, Simon MacCorkindale
Roteiro: Chris Bryant
Fotografia: Mikael Salomon
Trilha Sonora: Nick Bicat
Edição: Michael Ellis
Design de Produção: Voytek Roman
Figurino: Phyllis Dalton
Efeitos Especiais: Willy Neuner

Relacionados