Meus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Teoria Geral da Administração
Nunca a teoria administrativa se tornou tão imprescindível para o sucesso do administrador e das organizações. A constante necessidade de inovação erenovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas idéias. Além do mais, é oportuno salientar que a teoria administrativa formula suas proposições emfunção de duas condicionantes básicas: o tempo (história) e o espaço (distância). É esta a preocupação deste livro: oferecer uma visão das organizações e do seu contexto. O que muda nesta SétimaEdição? Em primeiro lugar, uma atualização completa do texto, trazendo ao leitor as últimas novidades da teoria administrativa, bem como indicações das tendências do moderno mundo organizacional. A idéia émanter o ITGA como a bíblia do administrador em um mundo em constante mudança e inovação. Como a TGA é ampla e mutável, as teorias tradicionais estão cedendo gradativamente mais espaço no livro paraas teorias mais recentes e modernas.
Resumo: INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (Chiavenatto - caps. 3 e 4)
A Administração Científica, fundada por Frederick W. Taylor e seus seguidores,constitui a primeira tentativa da Teoria da Administração. A preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com ênfase nastarefas. No primeiro período de sua obra, Taylor voltou-se exclusivamente para a racionalização do trabalho dos operários, estendendo-se no segundo período à definição de princípios de Administraçãoaplicáveis a todas as situações da empresa.
A organização racional do trabalho se fundamenta na análise do trabalho operário, no estudo dos tempos e movimentos, na fragmentação das tarefas e naespecialização do trabalhador. Buscava-se a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. A única forma de obter a colaboração dos operários foi o apelo aos planos de...
tracking img