Meus trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REDE DOCTUM DE ENSINO
FABAVI
CURSO DE PEDAGOGIA 5°PERIODO B

CRISTIANE DO NASCIMENTO ROSA

PLANO DE LEITURA E ESTUDO DO LIVRO “UM HOMEM COM UM MUNDO ESTILHAÇADO” (LURIA, A. R, 2008).

SERRA
2012
FABAVI
CURSO DE PEDAGOGIA 5°PERIODO B

CRISTIANE DO NASCIMENTO ROSA

PLANO DE LEITURA E ESTUDO DO LIVRO “UM HOMEM COM UM MUNDO ESTILHAÇADO” (Luria, A.R, 2008).

Atividade avaliativa dadisciplina Fundamentos e Metodologia da Alfabetização do curso de Pedagogia da Faculdade de Pedagogia de Serra - Rede Doctum de Ensino/Fabavi. Orientada pela Profª Ms. Dr. Lilian Pereira Menenguci.

SERRA
2012

CONHECENDO O AUTOR E SEU UNIVERSO
Alecksander Romanovich Luria (1902 – 1977), nasceu em Kazan, leste de Moscou. Ele entrou Universidade de Kazan com a idade de 16 anos e obteve seudiploma em 1921 na idade de 19 anos. Enquanto ainda era estudante, fundou a Associação Psicanalítica Kazan, e planejava uma carreira em Psicologia. Sua primeira pesquisa procurou estabelecer métodos objetivos para avaliar ideias freudianas sobre anormalidades de pensamento e os efeitos da fadiga sobre os processos mentais. Estudou ciências sociais, graduou-se em medicina em 1937, obteve seudoutorado em Pedagogia e Ciências Médicas.
No início dos anos 1930, ele liderou duas expedições para a Ásia Central, onde investigaram mudanças na percepção, resolução de problemas e memória associada com mudanças históricas na atividade econômica e da escolaridade. Durante este mesmo período, ele realizou estudos de gêmeos idênticos e fraternais levantadas em uma grande escola residencial para revelaras relações dinâmicas entre filogenética e cultural, fatores históricos no desenvolvimento da linguagem e do pensamento.
No final da década de 1930, em grande parte ao afastar-se da virtude opinião pública para o período de expurgos iniciada por Stalin, Luria entrou na escola médica, onde se especializou no estudo da afasia , mantendo seu foco na relação entre linguagem e pensamento em uma arenapoliticamente neutro . O início da 2ª Guerra Mundial fez o seu conhecimento especializado de importância crucial para o esforço de guerra soviético, e a disponibilidade trágico generalizada de pessoas com várias formas de traumatismo crânio-encefálico lhe forneceu materiais volumosos para o desenvolvimento de suas teorias sobre o funcionamento do cérebro e métodos para a remediação de lesõescerebrais focais. 
Foi durante este período que ele desenvolveu a abordagem sistemática para o cérebro e cognição, que veio a ser conhecido como a disciplina da neuropsicologia. Central para a sua abordagem foi a crença de que "para entender os fundamentos do cérebro para a atividade psicológica, é preciso estar preparado para estudar tanto o cérebro quanto o sistema de atividade" (1979, p. 173). Essainsistência em ligar estrutura e função cerebral para o proximal, culturalmente organizado ambiente, fornece o fio de continuidade entre as partes iniciais e depois da carreira de Luria.
Após a guerra, Luria procurou continuar seu trabalho em neuropsicologia. Seus planos foram interrompidos por vários anos, quando ele foi removido do Instituto de Neurocirurgia durante um período de repressãoparticularmente virulento antissemita. Durante este tempo ele buscou seus interesses científicos através de uma série de estudos sobre o desenvolvimento da linguagem e do pensamento em crianças com retardo mental.
No final de 1950 Luria foi autorizado a voltar ao estudo de neuropsicologia, que exerceu até sua morte, de insuficiência cardíaca em 1977. Nos anos imediatamente anteriores à sua morte,voltou aos primeiros sonhos de construir uma psicologia unificada. Ele publicou dois estudos de caso, de “"A mente e a memória: um pequeno livro sobre uma vasta memória" ” (Luria, 1968), o outro de “um homem com um mundo estilhaçado” (Luria, 1972)” . Estes dois estudos de caso ilustram sua mistura de clássicos, abordagens experimentais com abordagem clínica e uma síntese que permanece como um...
tracking img