Meu trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eclipse solar
O eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e o planeta, fazendo com que esse perca a iluminação dada pelo Sol. Ao contrário desse, ocorre aeclipse lunar quando o planeta se coloca em linha reta sobre o Sol e a Lua. 

Os eclipses podem ocorrer de forma total quando toda a luz solar é bloqueada, de forma parcial quando somente uma parteda luz solar é bloqueada e ainda anular quando uma pequena faixa de luz se faz visível ao redor do eclipse. Para que os eclipses ocorram, a Lua deve estar na fase cheia ou nova, fase em que o Solse mantém na Linha dos Nodos, linha de intersecção entre o plano da órbita lunar e a órbita solar. 

Ao ocorrer um eclipse independente de ser solar ou lunar não se deve olhar para tal com osolhos despidos de proteção, pois podem ocorrer algumas lesões na retina e comprometer seriamente a visão, já que em face da escuridão do eclipse a pupila tende a ficar dilatada tornando-sevulnerável à luz. Diferente do que pensamos, os óculos escuros não oferecem proteção para os olhos quando esses são submetidos ao sol diretamente não podendo ser usados para a verificação do eclipse. 

Asfaixas que permitem a visibilidade do eclipse são denominadas penumbra, localizada nas laterais da região por onde ocorre o eclipse e umbra localizada de frente ao eclipse. Somente as pessoas quese localizam na área da umbra é que conseguem visualizar o eclipse solar de maneira total em sua plenitude. É calculado que ocorra em média dois eclipses por ano.
Por exemplo: 

O eclipsesolar total: quando o Sol é totalmente escondido pela Lua.
O eclipse solar parcial: quando a Lua cobre somente uma pequena parte do Sol.
O eclipse anular/ anelar/ anel: quando o Sol é coberto pelaLua, ao seu redor ainda permanecem focos de luminosidade.
O eclipse híbrido: é quando o eclipse pode ser visto de um lado de uma maneira e de outro lugar de outra maneira.

Bibliografia...
tracking img