meu projecto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Esse trabalho vai fazer o estudo do impacto que as redes sociais têm sobre comunicação organizacional no contexto de gestão de crise. A popularidade das redes sociais mudou o relacionamento entre empresas e seus públicos, por meio desses sites, consumidores e funcionários conseguem expor sua opinião positiva ou negativa sobre a organização sem ter que utilizar canais oficiais como oserviço de atendimento ao cliente.
Algumas críticas que prejudicam a imagem da corporação podem ser repassadas em tempo recorde, tornando a gestão de crise mais difícil de ser controlada.


Palavras-chave: redes sociais; comunicação organizacional; gestão de crise; Internet.













Introdução

Segundo, Lais Roberto (2009, pg. 2), a comunicação dentro do ambienteorganizacional visa manter a imagem de uma empresa junto a seu público de interesse, que pode ser tanto funcionários e accionistas, quanto consumidores, jornalistas, comunidade académica ou ainda a opinião pública. Ferramentas de comunicação interna e externa são elementos essenciais dentro de uma companhia.
Outro factor que faz parte do ambiente corporativo é a crise. Toda empresa, independente do sectorem que actua, está sujeita a uma crise, que pode ser o defeito em um produto, algo que não agradou os consumidores, uma tragédia aérea, entre outros factores.
Com a chegada da Internet, algumas estratégias antes utilizadas pela comunicação organizacional e para gestão de crise tiveram que ser alteradas. Marco Briggs (2007, p.27) define o termo como as “páginas Web cuja importância se deveprincipalmente à participação dos usuários”.
As redes sociais estão presentes no quotidiano da sociedade com acesso a Internet.

Problema:
O problema exposto nesse trabalho é impacto que o uso das redes sociais tem na imagem corporativa das organizações.
A falta de controlo das redes sociais pode gerar uma crise com grandes proporções, o que dificulta sua administração, já que na Internet qualquerpessoa pode expressar sua opinião positiva ou negativa em relação a companhia.

Objectivo geral:
O principal objectivo desse trabalho é identificar qual a influência dessas redes na comunicação organizacional partindo do princípio da gestão de crise.


Objectivo específicos:
Perceber se é possível monitorar o sentimento dos vários públicos de uma organização através das redes sociais;Definir as proporções que a divulgação de uma crise nas redes sociais pode atingir na imagem daquela companhia;

Revisão Bibliográfica
Foram pesquisados sites, materiais jornalísticos, resenhas da bibliografia indicada e pesquisa bibliográfica que abordam o tema.
Para compreender a comunicação organizacional, foram utilizadas publicações de especialistas no assunto como Margarida Kunsch, WilsonBueno e Gaudêncio Torquato, além de estudos de caso de gestão de crise analisados por Mário Rosa.
Para tratar de Internet, livros de Pollyana Ferrari e José Benedito Pinho. No caso das redes sociais, foi usada a publicação de Raquel Recuero como base dessa pesquisa. Também foram usadas matérias encontradas na Internet.











1. Comunicação organizacional e Gestão de Crises1.1. A Comunicação no Ambiente Corporativo
A comunicação começou a ser utilizada dentro do ambiente corporativo durante a revolução industrial, em 1930. Foi quando começaram as mudanças nos processos industriais das empresas e consequentemente a relação entre empregadores, funcionários e a divisão do trabalho.
Durante esse período, os meios de comunicação de massa também começaram a se desenvolverpor meio das novas tecnologias existentes na época. De acordo com Gaudêncio Torquato (apud KUNSCH, 1997, p. 55), durante esse período de industrialização do país, a concorrência mercadológica e a evolução da mídia contribuíram para o surgimento da comunicação dentro das empresas.

Esse quadro obrigaria as organizações a criar novas formas de comunicação com o público interno, por meio de...
tracking img