metrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
CAMPUS BURITIS
CURSO DE ENGENHARIA MECANICA










RELATÓRIO PRÁTICA LABORATÓRIO METROLOGIA











Belo Horizonte
2012.1






RELATÓRIO PRÁTICA LABORATÓRIO METROLOGIA







Relatório referente à prática realizada no laboratório de Metrologia do Centro Universitário Newton Paiva pelos alunos do 5º período docurso de Engenharia Mecânica.
Área de concentração: Metrologia
Professor: Felipe Tolentino





Belo Horizonte
2012.1

INTRODUÇÃO
Na aula prática 2 nos aprendemos como manusear instrumentos de medições como a régua, trena, paquímetro, micrometro e balança. Vimos que para se ter uma medida satisfatória e necessário que seja atribuídaa ela um erro, ao qual a medida esta sujeita. Quando efetuamos uma medida ou várias medidas (nas mesmas condições, de uma mesma grandeza), o valor dessa grandeza deve ser expresso pela relação:

Para os casos onde é realizada uma única medida x é a própria medida e para várias medidas é a média dos valores medidos. O  é chamado de desvio para várias medidas, para uma única medida é chamado deincerteza, e tem o valor da metade da menor medida do instrumento.
Existem dois tipos de medidas as direta e as indiretas
As medidas diretas são aquelas obtidas diretamente do instrumento de medida, como por exemplo a medida de um cumprimento usando uma trena.
Medidas indiretas são aquelas obtidas a partir das medidas diretas, com o auxílio de equações. Por exemplo: a área de uma superfície,volume de um corpo ou a vazão de um rio ou canal.
Nessa pratica vimos Nônio ou Vernier é um dispositivo que nos permite efetuar a leitura das frações de unidade, ou seja, das frações
da menor divisão de uma régua ou de um arco a que se adapte, e cuja invenção é atribuída a Pierre Vernier e Pedro Nunes.
O nônio ou vernier é constituído por uma pequena regüeta ou limbo circular, dividido em certonúmero de partes iguais, que se move ao longo de outra régua ou limbos graduados cujas divisões têm um valor conhecido





Paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro e constituído das seguintes peças ,orelha fixa, orelhamóvel, . nônio ou vernier (polegada) , parafuso de trava, cursor, escala fixa de polegadas, escala fixa de polegadas, bico fixo, encosto fixo, encosto móvel, bico móvel, nônio ou vernier (milímetro), impulsor, escala fixa de milímetros, haste de profundidade.
O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ouvernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa.
O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena.
Micrômetro é um instrumento de medição de medidas lineares utilizado quanto a medição requer uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro e é fabricado com resolução entre 0,01 mm e 0,001mm.
Foi inventado por Jean Louis Palmerque, apresentou, pela primeira vez, o instrumento para requerer sua patente, o qual permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples.
Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro.
De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França,entretanto, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro édenominado Palmer.
O Princípio de medição do micrômetro baseia-se no sistema porca-parafuso, no qual, o parafuso avança ou retrocede na porca na medida em que o parafuso é girado em um sentido ou noutro em relação à porca.
Se fizermos n divisões iguais na "cabeça" do parafuso, ao provocarmos uma rotação menor que uma volta, portanto menor que o passo do parafuso, poderemos, baseados nas...
tracking img