METROLOGIA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I. PREFÁCIO
O Relatório de Paquímetro é uma atividade para medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros e deve ser desenvolvido em
conformidade comas normas e procedimentos descritos neste documento.
O Paquímetro , é um medidor de instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre aqual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.



II. NORMAS E COMPORTAMENTO PARA O PAQUÍMETRO

A leitura do nônio deve ser realizada com o paquímetro perpendicular à vista do operador para evitar o "erro de paralaxe". Entretanto, a maioria das pessoas possui maior acuidade visual com uma das vistas, o que provoca um erroassociado ao processo de leitura. Por isso, recomenda-se fazer a leitura com uma só das vistas, apesar das dificuldades em encontrar-se a posição certa. Em experiência feita com um grupo de mecânicos, constatou-se que as indicações feitas em paquímetros de precisão, abertos em uma dada dimensão, apresentaram uma dispersão de ± 0,02 mm.
A incerteza de medição de um paquímetro depende:
- dos erros dadivisão da escala principal;
- dos erros da divisão do nônio;
- da retilineidade dos bicos de medição;
- da perpendicularidade dos bicos de medição em relação à haste e paralelismo entre si;
- dos erros da guia do cursor.6
Na medição correta com blocos padrão, num ponto qualquer, as indicações nonônio só podem diferir do valor do bloco padrão de um valor no máximo igual ao erro admissívelindicado na norma DIN 862, válida para paquímetros de qualidade. Os erros admissíveis estão fixados em função apenas do comprimento medido. A calibração para determinar os erros em operação de medição externa, é realizada com blocos padrão, em vários comprimentos de modo a abranger diversas posições das escalas principal e do nônio. É recomendado que esta calibração seja feita nas posições interna,média e externa dos bicos, com força de medição constante.
As normas recomendam, entre outras características, tolerâncias da seguinte ordem:

- planeza dos bicos para medições externas: 10 mm/100 mm;
- paralelismo das superfícies dos bicos: 15 a 20 mm.

Como normas que fixam as características dos paquímetros e regem os
procedimentos de qualificação citam-se:

- internacional : ISO 3599(Vernier Callipers reading to 0,1 and 0,05 mm)
ISO 6906 (Vernier Callipers reading to 0,02 mm)
- brasileira : NBR 6393
- alemã : DIN 862




Objetivos

No experimento com o paquímetro tínhamos como objetivo geral a propagação de erro e de conhecer o paquímetro e aprender a manuseá-lo.
Já como objetivos específicos tínhamos que efetuar o cálculo do diâmetro, o valor mais provável, odesvio, o desvio padrão, a precisão de cada medida e o volume da esfera.


Introduaçao

O paquímetro, nome de origem grega que significa medida grossa, foi desenvolvido a partir da invenção do nônio ou vernier. Encontramos pela literatura que foi o Francês Pierre Viernier (1580-1637) que inventou o método de subdividir em partes menores uma determinada divisão. Este princípio é chamado devernier ou nônio, sendo este último nome dado em memória a Pedro Juan Nunes (1492-1577) que inventou um dispositivo para medir frações de ângulos.
A graduação do nônio é feita com base da seguinte relação:
Sob uma escala com 10 graduações de 1 mm (A) foi colocada uma escala móvel com as mesmas 10 graduações (B), porém ocupando o espaço de 9 graduações da escala fixa, havendo portanto, umadiferença de 0,1 mm entre o primeiro traço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel. A diferença é de 0,2 mm entre os segundos traços de ambas escalas; 0,3 mm entre os terceiros traços, e assim sucessivamente.



Posteriormente a escala móvel; foi ampliada para 20 graduações ocupando o espaço de 19 graduações da escala fixa, havendo portanto, uma diferença de 0,05 mm entre o primeiro traço...
tracking img