Metodos quantitativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS

Esta disciplina tem por objetivo conduzir o discente a uma revisão dos conceitos de matemática básica, matemática financeira e estatística, objetivando sua utilização e aplicação no tratamento de dados quantitativos, capacitando o discente a interpretar valores e relações numericas, construir e ampliar noções de grandeza, utilizar conceitos matemáticos parasolução de problemas, conhecer peças chave dos custos logísticos, diferenciar variáveis e sistematizar os procedimentos estatísticos para realização de estudos.

Capítulo 1
REGRA DE TRÊS SIMPLES
A Regra de Três Simples é um processo prático de resolução de problemas que envolvem duas grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Na prática, a Regra de Três poderá ser utilizada em algumcálculo de processos logísticos onde se tenha três grandezas e quando uma delas for desconhecida. Exemplo: Uma carreta leva três dias para percorrer 2.000 quilômetros. Em quantos dias, esta mesma carreta poderá percorrer 5.000 quilômetros? Solução: Neste caso, você deverá encontrar o quociente entre as grandezas iguais e conhecidas (quilômetros), dividindo o valor maior pelo menor e, em seguida,multiplicar o resultado do quociente pela outra grandeza conhecida (dias); então tem-se que: 5000/2000= 2,5 x 3 = 7,5 ou sete dias e meio.

Para resolver um problema envolvendo Regra de Três, devem-se seguir os seguintes passos: 1. Identificar as grandezas e montar as tabelas com as proporções; 2. Identificar a relação entre as grandezas (diretamente ou inversamente proporcional); 3. Montar e resolvera proporção, (se necessário, utilizar a propriedade fundamental da proporção). As situações, a seguir, demonstram como utilizar o processo da regra de três num processo que envolva a logística: Vamos Aplicar? Situação 01: Um caminhão percorre, em 3 horas, certa distância com velocidade de 80 km/h. Em quanto tempo, esta distância seria percorrida, se a velocidade fosse 60 km/h? As grandezasenvolvidas nesta situação são: velocidade média e tempo de viagem. Observe que, para calcular o tempo da viagem, chamado de x, quando a velocidade for de 60 km/h, os dados deverão ser organizados da seguinte forma: Velocidade (km/h) Tempo da viagem (horas) 80 3 60 X Ao dobrarmos a velocidade do caminhão, o tempo da viagem reduzirá à metade, e assim por diante. As setas representadas na tabela acimapossuem sentidos opostos. Isto significa que, se uma das grandezas aumenta, a outra diminui na mesma proporção. Dessa forma, as grandezas são inversamente proporcionais.

2

Por se tratar de grandezas inversamente proporcionais, a proporção abaixo foi montada invertendo-se a ordem de uma das grandezas, com o objetivo de deixar as setas com o mesmo sentido. Invertendo a ordem do tempo da viagem,tem-se:

Utilizando a propriedade fundamental da proporção, temos:

Agora, basta resolver a equação:

O caminhão gastará 4 horas viajando a uma velocidade de 60 km/h. Situação 02: A mesma técnica de cálculos poderá ser utilizada em outros processos logísticos, desde que obedeçam à mesma formatação, em que se quer descobrir (calcular) uma grandeza desconhecida. Um bom exemplo poderá serencontrar uma determinada quantidade de estoque de matérias-primas que esteja relacionada à quantidade demandada para o produto acabado. Nesse caso, as grandezas conhecidas são as quantidades demandadas e o estoque de matérias-primas para uma das demandas. A grandeza desconhecida é a quantidade de estoque para atender a outra demanda.

Assim, tem-se que: para fabricar 5.000 unidades de um produto,necessitamos de 3.000 unidades de determinada matéria-prima. Quantas unidades de matéria-prima serão necessárias para fabricarmos 7.000 unidades do mesmo produto? Solução: (7.000/5.000)*3.000 = 4.200 unidades de estoque de matéria-prima. 2.0 MATEMÁTICA FINANCEIRA Para compreender a importância e finalidade da Matemática Financeira, é preciso estudar uma parte da matemática que trabalha com...
tracking img