Globalizacao da pobreza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto Capacitação em Serviço Social e Política Social têm por objetivo o entendimento das políticas sociais brasileiras em suas dimensões mais profundas, e no seu processo histórico. Para compreensão desse processo se faz necessário citar algumas conjunturas marcantes desse processo em torno de um eixo central de considerações que servira para nortear esses vários momentos, que são: Anos quevai de 30 a 60, período que foi implementado o sistema de seguro social para setores da classe trabalhadora, os anos da ditadura militar quando se implementou o complexo militar-industrial-assistencial, o período da constituinte, e o período dos anos 90, marcado pelo neoliberalismo.
O eixo central é a relação do Estado com a sociedade civil e a economia, tomando como referencia o processo deacumulação de capital e de hegemonia. Relação esta que podemos distinguir varias formas de regulação: A preponderância do direito no Estado de Direito, num contexto de correlação de forca onde se dispõe de fundos públicos, de regras e de recursos econômicos e políticos capazes de intervir e modificar a dinâmica do mercado com equidade.
As políticas sociais se referem ao processo de reprodução da forçade trabalho através de serviços e benefícios financiados por fundos a eles destinados. Quando estruturados pelo Estado capitalista, é um mecanismo distributivo de renda e riqueza socialmente produzido, sob forma de beneficio, proteção e serviços, sem que sejam afetadas, entretanto, as relações de produção capitalista. Mas tem uma dimensão legitimadora do próprio Estado e do governo.
Modelos depolíticas sociais: Nos EUA, com a crise econômica, que teve queda da produção, desemprego, quebradeira de bancos e firmas, o governo de inicio políticas emergenciais de trabalhos públicos para ocupar os desempregados então pagos com bônus alimentícios e de combustível para aquecimento, mas como esta crise se aprofundou, foi implementado, políticas de seguro social para idosos, (aposentadoria comteto mínimo, ficando o restante para o mercado) e uma política de seguro desemprego, com contribuições dos beneficiários e patrões, o que representou um acordo de classes com participação do Estado. Pratica que já tinha sido implementada na Alemanha em desde 1883 pelo chanceler Bismarck, para seguro saúde em 1884, seguro de acidente de trabalho, e em 1889 para aposentadoria, modelo definido comobismarckiano.
Na Suécia decorrente da crise dos anos de 30 e da correlação de força em 1938, houve um acordo de classes trabalhadores patronatos e Estado que garantia uma cooperação de classes para o crescimento econômico e justiça social, com ênfase na política de emprego, acompanhada por um seguro desemprego gerida pelos sindicatos. vários serviços como de saúde, sociais, de proteção, segurançaetc. São financiados por um fundo publico destinados a todos cidadãos (universal), configurando-se o modelo social-democrata.
Na Inglaterra, o modelo adotado era beveridgiano de seguridade social, sistema de proteção social que visava à garantia de um rendimento que substituía o salário, no caso, de desemprego, doença, enfim, todas as eventualidades de perda de renda.
Brasil: dos anos 30 aos 60. Naconjuntura dos anos 30, a revolução liderada por Getulio Vargas mudou o bloco no poder e, mesmo de forma diferente, direcionou a política no sentido de transformar as relações estado/sociedade para a integração do mercado interno e desenvolvimento da industrialização, mantendo ao mesmo tempo a economia de exportação de produtos agrícolas, sem romper a dependência dos países centrais. O modelobrasileiro não foi nem social-democrata, universal, e nem bismarckiano, pois, não contemplou o conjunto de trabalhadores.
Anteriormente a Vargas por iniciativa do deputado Eloy Chaves foi implementada a previdência social dos ferroviários como respostas as lutas de sociais e greves para manter a economia de exportação de café. Em 1919, havia sido aprovada, com apoio da burocracia estatal, uma lei...
tracking img