Metodos Maria montissori

1014 palavras 5 páginas
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: Mudanças que ocorreram nos séculos XIX, XX e XXI com relação à escolarização das crianças.

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: Mudanças que ocorreram nos séculos XIX, XX e XXI com relação à escolarização das crianças.

Mudanças que ocorreram no sistema de aprendizagem das crianças no século XIX, XX e XXI.
No século XIX apareceu a escola tradicional onde as crianças iam para a escola para escutar, decorar o que ouvia, e executar ordens dadas pelos professores. E nesta época o único instrumento para avaliar os alunos eram os exames, pois acreditavam que estes exames mediam a capacidade de aprendizagem e conhecimento do aluno. Ou seja, na escola tradicional o conceito ensino era aprender a decorar as informações.
Ainda no século XIX surgiu a escola nova e foi ate a metade do século XX, onde o aluno era o centro de aprendizagem que ele devia aprender a aprender, e não decorar. A escola nova ela traz a relação aluno- professor como centro de ação educativa, onde o aluno e peça principal no processo de ensino e aprendizagem, em torno do qual as interações sociais, a valorização da participação.
No século XX surge à escola ativa e a escola construtiva, a primeira é baseada na escola nova com algumas mudanças, e esta sendo usada nos dias atuais, à segunda é uma escola onde a realidade da sociedade deve estar presente. O conteúdo não é transmitido ao pé da letra, pois depende de cada realidade do aluno.
Neste método escola são privilegiados as relações pessoais, o professor remete-se como um facilitador de um processo de aprendizagem é da iniciativa do aluno. A criatividade, a iniciativa, a liberdade individual, a ação e a descoberta, são valores que valorizam todas as relações de trabalho.
Portanto, a organização curricular vai das vivencias do aluno. As aulas se tornam verdadeiras oficinas de aprendizagem e técnicas para descobrir o mundo, onde aluno e professores

Relacionados

  • A função da orientação e supervisão escolar
    3291 palavras | 14 páginas
  • ARTIGO CMEIs Valdete Modelo
    4320 palavras | 18 páginas