Metodos do pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual do VisuAlg

Curso Técnico em Informática

Prof. Lucas Lacerda

Curso de Formação Profissional em Técnico em Informática

DISCIPLINA DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO:

MANUAL DO VISUALG

O Visualg 2.0 é um programa que interpreta e executa algoritmos como um "programa" normal de computador. Baseado em uma linguagem parecida com o "Portugol".

Nome doAluno:____________________________________________________________________ Prof.: Lucas Lacerda Disciplina: Introdução à Informática Site: www.portalgigaweb.com.br
www.portalgigaweb.com.br

Página 1

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Manual do VisuAlg

Curso Técnico em Informática

Prof. Lucas Lacerda

VisuAlg
Objetivos

- Editor e Interpretador de Pseudocódigos

Esta ferramenta permite aosalunos iniciantes em programação o exercício dos seus conhecimentos num ambiente próximo da realidade. Para quem está iniciando nota-se que a abstração de "rodar o chinês", ou seja, de executar um programa apenas no papel, é um grande obstáculo (quase intransponível para alguns) no aprendizado das técnicas de elaboração de algoritmos. Por outro lado, submeter um iniciante aos rigores de umalinguagem de programação como Pascal ou ao “esoterismo” do C também é exagerado. O ideal seria uma linguagem mais simples, parecida com o "Portugol", de grande popularidade nos meios acadêmicos e presente nos livros mais utilizados; com ela, os princípios básicos da programação estruturada podem ser ensinados sem que a curva de aprendizagem fosse íngreme. Além disso, esta ferramenta deve também ser capazde simular o que acontece na tela do computador com o uso dos famosos comandos "leia" e "escreva", bem como possibilitar a verificação dos valores das variáveis, o acompanhamento passo a passo da execução de um algoritmo (pelo seu grande valor didático), e até mesmo suportar um modo simples de depuração. Aliado a tudo isto, existe um editor de texto com recursos razoáveis (tais como abrir e salvararquivos) e que dispõe de todos os principais recursos de um ambiente gráfico. Instalação e Requerimentos de Hardware O VisuAlg é um programa simples, que não depende de DLLs, OCXs ou outros componentes. Sua instalação não copia arquivos para nenhuma outra pasta a não ser aquela em que for instalado, e exige cerca de 1 MB de espaço em disco. Pode ser executado sob Windows 95 ou posterior, e temmelhor aparência com resolução de vídeo de 800x600 ou maior.

1. A Tela Principal do VisuAlg
A tela do VisuAlg compõe-se da barra de tarefas, do editor de textos (que toma toda a sua metade superior), do quadro de variáveis (no lado esquerdo da metade inferior), do simulador de saída (no correspondente lado direito) e da barra de status. Quando o programa é carregado, já apresenta no editor um"esqueleto" de pseudocódigo, com a intenção de poupar trabalho ao usuário e de mostrar o formato básico que deve ser seguido. Explicaremos a seguir cada componente da interface do VisuAlg.

www.portalgigaweb.com.br

Página 2

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Manual do VisuAlg A Barra de Tarefas

Curso Técnico em Informática

Prof. Arley Rodrigues

Contém oscomandos mais utilizados no VisuAlg (estes comandos também podem ser acessados pelo menu ou por atalhos no teclado).

Abrir (Ctrl-A): Abre um arquivo anteriormente gravado, substituindo o texto presente no editor. Se este tiver sido modificado, o VisuAlg pedirá sua confirmação para salvá-lo antes que seja sobreposto. Novo (Ctrl-N): Cria um novo "esqueleto" de pseudocódigo, substituindo o textopresente no editor. Se este tiver sido modificado, o VisuAlg pedirá sua confirmação para salvá-lo antes que seja sobreposto. Salvar (Ctrl-S): Grava imediatamente o texto presente no editor. Na primeira vez que um novo texto é gravado, o VisuAlg pede seu nome e localização. Imprimir: Imprime imediatamente na impressora padrão o texto presente no editor. Para configurar a impressão, use o comando...
tracking img