Esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* A Psicologia do Esporte, se iniciou há mais de um século. Aqui no Brasil ainda é vista como uma novidade tanto por psicólogos, que so’ reconheceram como uma especialidade da Psicologiaem dezembro de 2000, como por profissionais do esporte: sejam eles atletas, técnicos e dirigentes.

* E ESTES PROFISSIONAIS do esporte não sabem ao certo de que maneira essa intervenção podeajudá-los a aumentar o rendimento esportivo ou em questoes de superaçao.

* O marco inicial da Psicologia do Esporte brasileira foi dado pelos estudos de João Carvalhaes, um profissionalcom grande experiência em psicometria, chamado a atuar junto ao São Paulo Futebol Clube, e esteve presente na comissão técnica da seleção brasileira que foi à Copa do Mundo de de 1958 econquistou o primeiro título mundial para o país .

* Na derrota sofrida no Campeonato Mundial de 1950, realizado no Brasil, grande parte do povo respondeu com o silêncio, e esse tema se tornouquase um tabu para atletas, dirigentes e para a população. As expectativas e a realidade do esporte com que se deparava João Carvalhaes eram essas. E assim estava marcado o início da Psicologiado Esporte brasileira.

* Nos anos que se seguiram foi sendo acumulada muita informação sobre atletas e times que praticavam esporte ou atividade física, sem que isso ainda representasse defato uma teoria consistente.

* Caminhando passo-a-passo com a Psicologia Geral, podemos observar o desenvolvimento não de uma, mas de várias Psicologias do Esporte, distintas umas dasoutras por causa da teoria que sustenta essa produção acadêmica e prática.

* Enfim, e’ possível ver profissionais em dois campos distintos de atuação: no primeiro deles estaria a Psicologiado Esporte acadêmica, cujo interesse era a pesquisa e conhecimento da disciplina Psicologia do Esporte; no segundo estaria a Psicologia do Esporte aplicada, próxima do campo de atuação.
tracking img