Metodologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIAS

1. Metodologias de Desenvolvimento

1.1 Conceito de Metodologia
O termo metodologia, apesar de ser amplamente utilizado, não possui uma definição amplamente aceita. A nível geral, entende-se como metodologia uma série recomendada de passos e procedimentos que devem ser seguidos para obter-se o desenvolvimento de um sistema de informação (Yourdon, 1995, p. 97).

De acordo comAvison e Fitzgerald (1997, p.10), é o conjunto formado por procedimentos, técnicas, ferramentas e documentação que auxiliará os responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas em seus esforços na implementação de um novo sistema de informação. Uma metodologia consistirá de fases, cada uma consistindo de sub-fases, que orientarão estes responsáveis na escolha das técnicas que deverão ser maisapropriadas a cada estágio do projeto e também auxiliá-los a planejar, gerenciar, controlar e avaliar o projeto do sistema de informação.

Maddison apud Avison e Fitzgerald (1997, p.418) define metodologia como sendo um conjunto recomendado de filosofias, fases, procedimentos, técnicas, regras, ferramentas, documentação, gerenciamento e treinamento para o desenvolvimentos de um sistema de informação.Verifica-se neste conceito a inclusão, entre outros, de filosofias que são as teorias e crenças que norteiam os objetivos e procedimentos de uma metodologia.

As atividades de uma metodologia podem ser adaptadas a cada tipo de projeto, de acordo com o ambiente tecnológico, complexidade e limitações de prazo ou de natureza econômica.
O uso de uma metodologia significa basicamente que se estaráseguindo um método já testado, sólido e consistente que proporcionará com qualidade e eficiência, documentos que representarão aspectos ou visões do problema relatado pelo cliente.

É sempre bom lembrar que o problema é do cliente que fornece informações a respeito do seu negócio, os requisitos para a solução e como ela deve ser. A metodologia ajudará a manter o papel de analista do negócio, dasatividades que o cliente desempenha e que precisão ser melhoradas, uma vez que ao longo do processo de construção da solução, apoiando-se nas especificações e documentos extraídos da metodologia, pode-se com segurança e facilidade, determinar a melhor alternativa para aquela solução, considerando as limitações e expectativas que o cliente manifestou.

Existem várias metodologias dedesenvolvimento disponíveis, como por exemplo:
• Convencional ou cascata;
• Incremental;
• Iterativo;
• Espiral;
• Prototipação;
• RUP;
• Extreme Programming (XP).

1.2 Vantagens do uso de uma metodologia
• Ganho de Produtividade: É eficaz em definir o problema a ser resolvido, esclarecendo para toda equipe através da documentação gerada, todo o escopo da solução e seusaspectos relevantes.
• Documentação: Registra a memória do trabalho que está sendo desenvolvido, servindo para futuras revisões e implementações.
• Padronização: Ao utilizar os padrões citados na MDS, elimina-se os projetos em que só o fulano sabe como funciona. O conhecimento registrado é entendido por qualquer outro técnico habilitado da Empresa.
• Organização: Seguir ametodologia substitui o processo artesanal e empírico de construção de sistemas.

1.3 O Modelo em Cascata
Desenvolvido no final da década de 1960 e começo da década de 1970, o modelo Waterfall é ainda hoje a abordagem mais praticada no desenvolvimento de sistemas de informação. Esta abordagem assume que um sistema de informação tem um ciclo de vida semelhante ao de qualquer produto, com início, meio efim. Cada etapa do ciclo de vida pressupõe atividades que devem ser completadas antes do início da próxima etapa.

[pic]

Baseado nesta abordagem, Laudon e Laudon (1996, p. 439) apresentam seis estágios que compõe o ciclo de vida de um sistema de informação:
• Definição de Projeto: Busca-se compreender o motivo da necessidade do projeto de um novo sistema de informação. Determina se a...
tracking img